A Renewable Energy Test Center (RETC), empresa que atua globalmente prestando serviços de engenharia e testes de certificação para energia fotovoltaica e renovável, reconheceu a Trinasolar como Maximum Achiever em 2024, e também conferiu à companhia o prêmio Overall Highest Achiever, equivalente em português a “Melhor Performance Geral”.
Pesaram positivamente na avaliação a confiabilidade da companhia, rendimento de energia superior e excelente desempenho de seus módulos Vertex N 625W. O reconhecimento consta no Relatório Anual de Módulos Fotovoltaicos (PVMI, na sigla em inglês), da RETC. Os módulos da série Vertex N 700W+ receberam esse mesmo prêmio em 2023, uma demonstração da consolidação da liderança da Trinasolar no setor.
O relatório da RETC avalia os módulos fotovoltaicos em termos de qualidade, desempenho e confiabilidade, com o prêmio Overall Highest Achiever atribuído apenas aos fabricantes com elevado desempenho em todas as três categorias, fornecendo assim referência para as partes interessadas.
A Trinasolar conquistou o prêmio de Overall Highest Achiever ao receber reconhecimento pelo alto desempenho de seus produtos em testes que avaliaram degradação induzida por raios ultravioleta (UVID), PID, ciclo térmico, eficiência, LID, verificação de PTC para STC e BOM.
“Estamos orgulhosos por sermos reconhecidos mais uma vez como Overall Highest Achiever pela RETC”, afirmou Cao Yunduan, chefe de marca global e marketing da Trinasolar. “Esse reconhecimento é uma prova do nosso compromisso em fornecer aos nossos clientes módulos da mais alta qualidade e melhor desempenho.”
“Estamos muito felizes e honrados em reconhecer a Trina como uma das empresas com maior desempenho geral. Em termos de qualidade, confiabilidade e desempenho, a Trina conquistou classificação extremamente elevada”, disse Cherif Kedir, presidente e CEO da RETC. Ele também comentou que os produtos da Trina estão dentre os produtos com melhor desempenho que já testaram.
O RETC realiza uma série de testes de confiabilidade. De acordo com empresa, os problemas relacionados com luz ultravioleta em módulos fotovoltaicos podem se tornar um grande problema de confiabilidade, mais particularmente em tecnologias de células mais recentes, como células solares de contato passivado com óxido de túnel (TOPCon). O RETC incluiu UVID entre suas sequências de teste este ano.
Na categoria UVID, as amostras de módulos fotovoltaicos tiveram que suportar exposição UV220 com menos de 2% de degradação na potência máxima, quase 15 vezes a exposição UV necessária para a certificação do produto (UV 15). O módulo Vertex N 625W da Trinasolar é um dos únicos 2 módulos que atenderam aos critérios de alto desempenho UVID do RETC. Apresentou degradação de 1,53% e 0,94%, respectivamente, na parte frontal e traseira. “A Trina tem apresentado os índices de degradação mais baixos de todos os fabricantes que testamos até agora neste ano, então, seu produto apresentou desempenho surpreendentemente bom.” disse Cherif em entrevista.
A Trinasolar é reconhecida por renomadas instituições internacionais. Foi premiada com o “Top Performer” pela Kiwa PVEL por dez anos consecutivos e alcançou a primeira posição no ranking global de fabricantes de módulos solares de 2024 da Wood Mackenzie.