Segundo a atualização mais recente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a geração de energia solar ultrapassou 35,7 gigawatts (GW) de capacidade instalada operacional, o que representa 16,1% do potencial nacional; enquanto a eólica, 12,5%; gás natural, 7,9%; biomassa somada a biogás, 7,6%. Já a hídrica, aproximadamente, 49,5%. Os dados atualizados em dezembro mostram crescimento da utilização de fontes renováveis de energia no país.
É fato que as mudanças climáticas e os compromissos com as políticas de ESG (environmental, social and governance) têm impulsionado a utilização em diferentes setores da economia nacional, entre eles, o de meios de hospedagem.
“Hoje, existe a possibilidade, por meio da geração distribuída e da abertura de mercado para clientes de média e alta tensão, de selecionar o fornecedor de energia, e, assim, fazer uma escolha mais sustentável, por fonte renovável. Antes, só era possível para clientes de grande porte”, explica Thiago Ceresa, gerente comercial de geração distribuída da Raízen Power, uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume. A marca é dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen, referência global em biocombustíveis e bioenergia.
O gestor acrescenta, “temos visto um interesse amplo no mercado e mostrado a importância de fazer escolhas pensando na perenidade e sustentabilidade do negócio. A procura tem sido crescente em todos os setores da economia, o que também envolve meios de hospedagem, spas, clínicas e hospitais”.
Com base nisso, a empresa marcou presença em edição recente da Equipotel, encontro de marcas e profissionais de hospitalidade que é referência na América Latina, realizada em setembro deste ano, em São Paulo, para apresentar soluções e prospectar negócios. Durante o evento, mais de 20 mil profissionais, incluindo gestores e tomadores de decisão, puderam conferir uma série de soluções de menor impacto ambiental para emprego em resorts, complexos hoteleiros e outros segmentos de atendimento ao público.
“A ideia da participação foi apresentar serviços de eficiência energética, geração distribuída compartilhada, migração e gestão de clientes para o mercado livre de energia, infraestrutura de carregadores [para veículos elétricos] e tudo isso está relacionado às soluções que podem ser implementadas em hotéis, buscando reforçar a sustentabilidade, a economia e a comodidade para os frequentadores”, conta Ceresa.
Sobre a relação com esse mercado, o executivo destaca: “temos muita sinergia com o setor de hospitalidade, não só por possibilitar a escolha de uma energia renovável, como também pelas soluções de mobilidade elétrica. Então, por que não ter um carregador instalado no hotel, visto que há uma demanda crescente com os carros elétricos, por exemplo?”.
Dentre as soluções de energia renovável oferecidas pela companhia estão a migração de clientes para o mercado livre e serviços de geração distribuída e centralizada a partir de fontes como a solar, biomassa da cana-de-açúcar, biogás de aterros urbanos e pequenas centrais hidrelétricas. No caso de mobilidade, a empresa também atua com infraestrutura de recarga elétrica, etanol, etanol de segunda geração (E2G) e ainda estuda o hidrogênio e outros biocombustíveis. De acordo com Ceresa, atualmente são cerca de 40 mil clientes de diversos setores atendidos pela Raízen Power. A projeção da marca é de ter 6 milhões de clientes até a safra 2030-31.
Outras soluções sustentáveis
Além das soluções de energia, outros produtos voltados para menor impacto ambiental estão refletindo o empenho do mercado de hospedagem na busca por otimizar serviços com base em pilares de ESG e com o objetivo de trazer maior comodidade aos clientes.
Entre eles, opções de bikes e motos elétricas para resorts e complexos hoteleiros disponibilizarem aos turistas para a realização de passeios sem impactar o meio ambiente; aquecedores de água com funcionamento a base de energia de biomassa, que possibilitam até 90% de redução no consumo energético; amenities veganos, com embalagens sustentáveis e biodegradáveis, além de pentes e escovas feitos de bambu. Esses são apenas alguns exemplos que puderam ser conferidos pelos profissionais de hospitalidade durante a Equipotel 60 anos.
Daniel Pereira, gerente do evento, reforça: “vemos o mercado de hospitalidade caminhando cada vez mais na direção de tornar as rotinas operacionais mais limpas, com soluções de energias renováveis e produtos sustentáveis, reflexo também da preocupação de empresas e clientes com a responsabilidade socioambiental. É a realidade do setor”.
Para saber como foi a edição deste ano, acesse https://www.equipotel.com.br/. O evento é organizado pela RX. A próxima Equipotel acontece de 17 a 20 de setembro de 2024.