Na China: Brasileiros visitam fábrica inteligente da SolaX Power

Share

A fábrica totalmente verde, digital e inteligente da SolaX Power, localizada em Zhejiang, na China, foi uma das paradas de empresas brasileiras convidadas para conhecer as modernas instalações da planta industrial, o que aconteceu durante a SNEC PV Power Expo 2024 – Exposição Internacional de Geração de Energia Fotovoltaica, realizada em Xangai. A unidade, que tem a automatização dos processos como seu principal diferencial, está com o plano de expansão em andamento para atingir o segundo estágio operacional, o que deve dobrar o tamanho da fábrica.

Com público estimado de cerca de 500 mil visitantes durante os três dias de evento, a SNEC mostrou, mais uma vez, seu potencial como um dos principais espaços que centraliza as mais recentes tecnologias e inovações mundiais no segmento de energia solar. O evento reuniu representantes de governos, da indústria, além de estudiosos para debater o futuro de desenvolvimento e oportunidades industriais de energia verde no mundo, além de se configurar como uma vitrine das tendências da indústria fotovoltaica global nos aspectos técnicos, fabricação de equipamentos, posicionamento de mercado e modelos de aplicação.

“A cada ano, a SNEC tem ampliado a quantidade de participantes e, nesta edição, tivemos uma visitação recorde no estande para conhecer as novidades que a SolaX trará para o mercado mundial e também o brasileiro. Temos uma equipe de pesquisa e desenvolvimento que trabalha incansavelmente para oferecer as melhores soluções em armazenamento solar, o que nos garante uma trajetória de 12 anos de expertise em inversores híbridos e a empresa responsável por colocar o primeiro inversor híbrido no mercado mundial”, explica.

Além da atualização acerca das novidades na cadeia da energia solar e também apresentar aos visitantes de várias partes do mundo seu portfólio de inversores e baterias, a equipe brasileira da empresa levou visitantes para conhecer a fábrica da empresa.

A fábrica inteligente

Com investimento em torno de US$ 200 milhões, a unidade inaugurada em 2022 possui uma área de 100 metros quadrados, com capacidade produtiva de 30 GW (8,76 milhões de unidades anuais) em inversores e 7,4 GW (7,3 milhões de unidades anuais) em baterias.

O diretor-executivo da SolaX Power no Brasil, Gilberto Camargos, explica que o sistema totalmente informatizado, com um modo de produção adaptado e personalizado, é um importante diferencial de mercado, já que reduz o ciclo de desenvolvimento do produto e garante sua uniformização. “Além disso, a fábrica trabalha centrada na demanda, ou seja, pela procura do cliente, o que torna possível adquirir um conhecimento profundo das necessidades desses clientes, com a visualização dos pedidos e rastreabilidade de ponta a ponta, o que permite atingir a máxima qualidade e eficiência na produção”, explica.