O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza na próxima segunda-feira (13/11), às 9h, por meio do Comitê Multidisciplinar de Fontes de Energias Renováveis, uma reunião para debater a fiscalização profissional em serviços relacionados à implantação e manutenção de sistemas de mini e microgeração de energia renováveis.
O encontro, que será na do Crea-SP na Avenida Angélica, 2.364, no bairro da Consolação, em São Paulo, é aberto às empresas e concessionárias do setor com o objetivo de levantar quais são as atividades exercidas pelas mesmas e elaborar, a partir dessas informações, um manual orientativo de como os agentes fiscais devem atuam em campo.
“Tivemos uma primeira reunião em que identificamos a existência de um desafio de fiscalização em instalações de energia fotovoltaica, já que os processos não eram padronizados e isso implica no resultado final das ações. Pensamos em seguir, então, esse formato de trabalho participativo, em que os players do mercado podem contribuir na elaboração de um procedimento fiscalizatório único”, explica o coordenador do Comitê, engenheiro Rui Adriano Alves.
“Com rápido crescimento do mercado solar, acidentes com instalações tornaram-se frequentes, por conta de profissionais não habilitados. Preocupados com isso, estamos tomando algumas decisões e fazendo várias intervenções em empresas de instalações elétricas de uma maneira geral”, conta ainda o engenheiro Paulo Takeyama, coordenador adjunto do Comitê e da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Crea-SP.
O Conselho convidou formalmente as empresas e concessionárias, mas também disponibiliza aqui uma lista de inscrições on-line para profissionais interessados. As vagas são gratuitas e limitadas.