O microinversor deve atender as necessidades de compatibilidade com o circuito CC dos módulos fotovoltaicos, de um lado, e, de outro, com o circuito CA da rede elétrica. Desde 2014, por meio da parceria de enorme sucesso com a APsystems, a Ecori Energia Solar traz para o mercado brasileiro microinversores com excelência em desenvolvimento tecnológico, atestando qualidade e alto nível de compatibilidade com os módulos fotovoltaicos, inclusive com aqueles de altas potências disponíveis em nosso mercado.
Os microinversores DS3D começaram a ser instalados no final de 2021 e o QT2D chegou em 2022 ao Brasil. Ambos permanecem até hoje como os únicos microinversores capazes de trabalhar com módulos de altas potências, com correntes de até 20 A, e prontos para módulos de potências ainda maiores. Vale salientar que o QT2D, modelo trifásico da APsystems para até oito módulos fotovoltaicos, é também aquele de maior potência CA já fabricado em todo o mundo, com 3600 W. Mas havia uma necessidade latente de compatibilidade com todas as topologias de redes elétricas existentes no Brasil – algo que acaba de ser superado com a chegada dos novos membros das famílias DS3 (monofásicos) e QT2 (trifásicos).
A Ecori Energia Solar está lançando os novos microinversores da APsystems – o DS3-H, o DS3-LV e o QT2 – o que mantém o seu posicionamento de ofertar ao mercado brasileiro o maior portfólio de microinversores existente em todo o mundo.
A primeira novidade é o QT2, um microinversor trifásico para conexão em 220 V. Esse equipamento tem 1900 W de potência de saída (CA), opera com até quatro módulos com potências de até 670 W+ e tem quatro canais com MPPTs individuais. Mantendo sua já conhecida característica de comunicação extremamente estável por conta do padrão de comunicação ZigBee, esse equipamento se junta ao QT2D, completando as opções para conexões em redes trifásicas, tanto em 220 V quanto em 380 V.
O QT2 chega ao mercado com foco em instalações comerciais, atendendo projetos de maior porte com muita economia, segurança e flexibilidade. Esta, inclusive, é uma categoria em que a APsystems se destaca da concorrência por ter sido a primeira fabricante do mundo a produzir e entregar equipamentos verdadeiramente trifásicos, algo já conhecido no nosso mercado desde o YC1000, a primeira geração de microinversores trifásicos da APsystems a chegar ao Brasil.
A segunda novidade é o DS3-H, um microinversor monofásico para conexão em 220 V. Com 1050 W de potência CA, esse equipamento trabalha com até dois módulos com potências de até 670 W+ em canais individuais, ou seja, cada módulo com o gerenciamento de MPPT individualizado. O DS3-H também mantém a comunicação extremamente estável do sistema ZigBee e se junta ao DS3D para ofertar aos revendedores e projetistas mais uma opção para o desenvolvimento de diferentes tipos de projetos em redes monofásicas e bifásicas com alto valor agregado, com custo-benefício altamente competitivo e o reconhecido padrão de qualidade que confere à APsystems o posto de maior fabricante de microinversores multimódulos do mundo.
Já o DS3-LV, que completa a família de microinversores monofásicos da APsystems e estará disponível para o mercado ainda no segundo semestre de 2023, é um microinversor para conexão em 127 V, com 1000 W de potência CA. Assim como seu “irmão” DS3-H, suporta até dois módulos de altas potências em canais com gerenciamento de MPPT individualizado e comunicação ZigBee.
Ambas as famílias DS3 e QT2 de microinversores APsystems atendem às características de todas as regiões do país e às mais diversas normatizações das distribuidoras de energia, para todos os tipos de projetos de usinas fotovoltaicas residenciais ou comerciais.
Além disso, estão totalmente compatibilizadas com o rápido avanço da tecnologia de módulos de alta potência ofertados ao mercado brasileiro, trazendo consigo o valor agregado dos sistemas com a tecnologia MLPE e, principalmente, com a reconhecida qualidade da APsystems. Tanto o DS3-H quanto o QT2 já estão disponíveis em pré-venda.
“O mercado brasileiro é muito diverso e a energia solar fotovoltaica vem registrando amplo crescimento. Temos observado uma característica no mercado brasileiro, que traz alta demanda por módulos de alta potência para o maior aproveitamento em usinas instaladas em telhados. Os novos microinversores da APsystems são ideais para o mercado brasileiro, pois trazem diversidade e muita versatilidade para os integradores em todos os tipos de perfil de instalação de equipamentos”, afirma Rodrigo Matias, Diretor Comercial da Ecori.
Mas e se a rede elétrica falhar ou estiver indisponível?
Outra novidade da Ecori é a chegada do APstorage. O sistema de armazenamento traz ainda mais versatilidade para as diferentes necessidades de projetos e uma otimização na forma de utilização da energia produzida. O APstorage permite a criação de um sistema de gerenciamento da energia em ambientes residenciais com inteligência e segurança, seja para suprir a falta de energia em sistemas on-grid com a função backup, em que as baterias continuam fornecendo energia para a unidade consumidora mesmo quando a rede elétrica está indisponível, seja para melhorar a forma como o sistema fotovoltaico se relaciona com a rede elétrica, controlando a injeção do excedente de energia produzida e diminuindo os impactos da tarifação sobre os créditos de energia.
Compatível com várias marcas de baterias de baixa tensão, o sistema de armazenamento de energia é compatível com todas as usinas fotovoltaicas com microinversores APsystems, novos ou já instalados, e estará disponível para venda neste segundo semestre.
“A APsystems tem um olhar prioritário para o mercado brasileiro, graças à sua parceria de sucesso com a Ecori, que é hoje o maior distribuidor de nossas soluções no mundo todo.
Entendendo as necessidades dos integradores e os desafios que precisam ser superados, seja pela diversidade das topologias de redes elétricas brasileiras ou pela característica do nosso mercado de consumir módulos de altas potências, desenvolvemos equipamentos que atendam às necessidades do mercado com rigoroso padrão de qualidade, valor agregado e segurança, que tratamos como valor inegociável. Com o nosso pioneirismo de sempre, estamos prontos para atender o mercado brasileiro de norte a sul, de leste a oeste”, afirma a Engª. Mariani Pereira, Gerente Nacional da APsystems.
A Ecori vai realizar uma série de webinários para apresentar os novos microinversores e o APstorage antes mesmo da Intersolar. Confira a agenda:
13/07, às 17h: regiões Norte e Centro Oeste
https://comunica.ecori.com.br/webinar-apsystems-norte-e-centro-oeste-2023
18/07, às 9h: região Sul
https://comunica.ecori.com.br/webinar-sul-2023
20/07, às 17h: Grande São Paulo/Interior
https://comunica.ecori.com.br/webinar-apsystems-grande-sao-paulo-2023
25/07, às 9h: São Paulo e Minas Gerais
https://comunica.ecori.com.br/webinar-interior-de-sp-e-mg-2023
27/07, às 17h: Maringá
https://comunica.ecori.com.br/webinar-apsystems-maringa-2023
01/08, às 17h, região Nordeste
https://comunica.ecori.com.br/webinar-nordeste-2023