A Axial, empresa de origem espanhola e referência global em projetos e na fabricação de trackers solares, começará a produzir o próprio “cérebro” para estes equipamentos, o chamado SmartAx. O dispositivo, responsável pela inteligência que movimenta o tracker ao longo do dia, será apresentado pela primeira vez no Brasil durante a Intersolar South America, considerada a maior feira do setor solar na América Latina e que acontecerá entre 27 e 29 de agosto, em São Paulo.
Em fase de testes, a fabricação em escala do SmartAx acontecerá na Espanha a partir de 2025. O sistema próprio da Axial reúne funções para que o tracker solar se adapte a variações climáticas, como vento, neve, granizo, inundações, irradiação difusa e backtracking 3D, que nada mais é do que um mecanismo que faz com que o tracker posicione cada fileira para não causar sombreamento nas demais. Apesar de não abrir valores, a Axial observa que, não apenas a concepção, mas os investimentos destinados à pesquisa e ao desenvolvimento do SmartAx foram de origem própria.
Ainda na Intersolar South America, a Axial irá expor o protótipo do Axial Tracker Twin, o primeiro rastreador com tecnologia homocinética do mundo, especialmente projetado para se adaptar a terrenos complexos, obtendo maiores tolerâncias de declividade. A estrutura acompanha o movimento do sol no decorrer do dia, de modo a aumentar a captação e, consequente, geração de energia. Dos 100m² do estande da Axial na feira, 20m² deles serão ocupados apenas pelo equipamento.
Crescimento