Licitação búlgara concede quase 10 GWh de armazenamento de energia

Share

Da ESS News

A Bulgária financiará 82 projetos independentes de armazenamento de energia renovável no valor de mais de 1,15 bilhão de levs (US$ 675 milhões) em seu exercício de aquisição financiado pela UE, denominado RESTORE.

Os projetos selecionados fornecerão uma capacidade total de armazenamento de energia utilizável de 9.712,89 MWh, informou o Ministério da Energia em 17 de abril, mais de três vezes a meta mínima de 3 GWh originalmente estabelecida na licitação.

O prazo para a apresentação de propostas de projetos era 5 de dezembro de 2024. O Ministério da Energia da Bulgária anunciou em 6 de dezembro que recebeu 151 propostas de projetos no valor de quase BGN 5 bilhões, o que excedeu em muito o financiamento disponível de BGN 1,154 bilhão.

A chamada pública foi aberta para projetos com potência igual ou superior a 10 MW, com capacidade de armazenamento de pelo menos duas horas, que serão utilizados principalmente nos mercados de regulação de frequência. Não houve valor mínimo de financiamento por proposta, enquanto o valor máximo do subsídio foi limitado a BGN 148.643.080.

Os subsídios cobrirão até 50% dos custos elegíveis, com um teto de BGN 371.607,70 (sem IVA) por 1 MWh de capacidade de energia utilizável, de acordo com as diretrizes do procedimento.

Para continuar lendo, visite nosso site ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

RoMiotto e Sensorii destacam monitoramento e segurança na Intersolar Nordeste
24 abril 2025 Entre os destaques apresentados na Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025, a empresa anunciou o lançamento do BTD-200, um sistema de alerta de distúrb...