RoMiotto e Sensorii destacam monitoramento e segurança na Intersolar Nordeste

Share

A RoMiotto Instrumentos de Medição está presente na Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025, que acontece nos dias 23 e 24 de abril em Fortaleza (CE), um dos eventos mais importantes do setor fotovoltaico no país. A empresa apresenta na feira, no estande B40, soluções em medição que contribuem para a eficiência e segurança dos sistemas de energia solar.

Entre os destaques está o lançamento do BTD-200, um sistema de alerta de distúrbios atmosféricos, fabricado pela Senseca-Biral, capaz de detectar raios (nuvem-solo, intranuvem e nuvem-nuvem) a até 35 km de distância. Com acionamento de alarme totalmente automático, emite alerta de risco antes mesmo da queda do primeiro raio. Além disso, está em conformidade com a norma EN50536:2011+/A1:2012 para detectores Classe 1.

Outra novidade da empresa é a estação de monitoramento solar MS-80SH Plus+, que não emprega rastreadores. A solução, ideal para aplicação em Geração Centralizada (GC), tem como base o piranômetro MS-80SH (Classe A), com banda de sombra giratória para medir irradiação solar GHI, DHI e DNI. O sistema autônomo é uma alternativa confiável, precisa e econômica comparada à opções baseadas em rastreadores solares. De fácil implementação, o MS-80SH Plus+ está em conformidade com a norma IEC 61724-1, pois cumpre todos os critérios de melhores práticas para monitoramento de módulos fotovoltaicos bifaciais.

“Estar na Intersolar Summit é uma oportunidade para demonstrarmos na prática como a RoMiotto pode trazer melhorias diretas para o setor de geração de energia fotovoltaica”, afirma o gerente de Vendas, Levi Funi Zibordi. O foco é oferecer soluções que tragam resultados concretos para os clientes, garantindo maior eficiência, segurança e retorno financeiro sobre o investimento em energia solar.

Estação de monitoramento solar MS-80SH Plus+.

Imagem: RoMiotto

A Sensorii Engenharia Meteorológica, empresa do Grupo RoMiotto, também marca presença na Intersolar Summit Nordeste. A empresa está no mesmo estande (B40) que a RoMiotto, apresentando serviços voltados para o processamento, gestão, tratamento e certificação de dados meteorológicos para usinas fotovoltaicas.

Fazem parte do portfólio da empresa serviços de análise e acompanhamento da produção de usinas fotovoltaicas, com foco em garantir que a usina está gerando energia com máxima eficiência. A empresa analisa a geração teórica e a geração real, com detalhamento por inversor, para quantificar variações na geração devidas a condições meteorológicas e devidas a sujidade, manutenção, dentre outras fontes de perdas. Também presta serviços de análise de gestão de dados meteorológicos, previsão de tempo e clima, monitoramento de tempo severo, entre outros. Com foco na segurança e monitoramento inteligente, a Sensorii contribui para otimizar a gestão de usinas fotovoltaicas e maximizar sua eficiência operacional.

“Nossa missão é oferecer recursos para garantir o melhor desempenho das usinas fotovoltaicas, identificando e sanando perdas, mitigando riscos e otimizando resultados. A Intersolar Summit é o ambiente ideal para mostrarmos como os nossos serviços atendem às demandas do setor”, afirmou o responsável técnico de Engenharia de Produção e Meteorologia, das empresas RoMiotto e Sensorii, Luiz Kruger,

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Fotus busca expandir capilaridade de distribuição no país com novos centros de distribuição
23 abril 2025 A empresa conta com três escritórios estrategicamente posicionados no Espírito Santo, São Paulo e Goiás e cinco centros de distribuição. Além do aumen...