Fusões e aquisições no setor fotovoltaico crescem 25% no 1º trimestre

Share

O mercado de fusões e aquisições do setor fotovoltaico manteve o ritmo de aceleração nos três primeiros meses de 2025, com 15 novas transações monitoradas – crescimento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra o novo Boletim M&A produzido pela Greener com base em monitoramento de transações públicas.

A Geração Centralizada protagonizou 7 das 8 transações envolvendo usinas, mais que o dobro do registrado no primeiro trimestre de 2024. No total, foram negociadas 42 usinas de GC e GD, acumulando 1,1 GWp de potência.

Empresas representaram 47% das transações, valor que já corresponde a quase metade de todas as operações nesse segmento ao longo de 2024. Destaque também para um novo momento do mercado, marcado por transações com motivações cada vez mais estratégicas.

Ainda de acordo com o levantamento, 43% das transações entre empresas são aquisições de companhias de serviços de energia, como automação, monitoramento, infraestrutura, smart grid e Internet das Coisas (IoT). Sobre o perfil das investidoras, 58% atuam com geração e/ou comercialização de energia.

“Até o momento, 2024 representa 44% do total de transações realizadas desde o início do nosso monitoramento, em 2022. Porém, 2025 começou com expressiva movimentação, com os players investindo em reestruturação de portfólios e buscando oportunidades estratégicas”, afirma Nathan da Rosa, consultor de negócios da Greener.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Microrredes e o papel das concessionárias de distribuição
04 abril 2025 Em entrevista à pv magazine, o diretor comercial da Copel Distribuição, Julio Omori Copel compartilha a sua visão sobre os sistemas híbridos com bater...