Armor Energia inaugura usina solar em Goiás em parceria com a Essencial Engenharia

Share

Armor Energia, comercializadora e hub de negócios, anuncia a entrada em operação da Usina Fotovoltaica (UFV) de Guapó, localizada em Goiás. O projeto voltado para Geração Distribuída (GD) tem como objetivo contribuir para a transição energética de instalações comerciais e industriais em todo o estado. A energia gerada na usina pode ser compartilhada por consumidores atendidos pela Equatorial Energia Goiás.

“A expectativa é que a UFV Guapó gere cerca de 2.191 MWh por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 900 residências”, afirma Fred Menezes, diretor-executivo da Armor Energia.

Com 0,9 MW de potência em corrente alternada (CA) e 1,34 MWp em corrente contínua (DC), o parque solar conta com 2.046 módulos fotovoltaicos instalados em estrutura fixa, garantindo alta eficiência na captação de energia solar.

A implantação e a gestão da UFV Guapó contaram com a expertise da Essencial Engenharia, parceira estratégica da Armor Energia no projeto. A Essencial Engenharia também é sócia da usina, participando ativamente desde o desenvolvimento até a operação do parque, consolidando sua atuação no setor de energias renováveis com excelência técnica e compromisso com a sustentabilidade.

A geração distribuída tem sido um dos principais impulsionadores da adoção de energia solar no Brasil. De acordo com dados de fevereiro da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar já representa 21,9% da capacidade instalada do país, consolidando-se como a segunda maior fonte de energia.

Além de diversificar a matriz elétrica, a energia solar contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e promove a sustentabilidade ambiental. O setor gerou mais de 1,6 milhão de empregos e ajudou a evitar a emissão de 65,6 milhões de toneladas de CO₂. Atualmente, a geração distribuída com fonte solar soma 36,35 GW de capacidade instalada, enquanto a geração centralizada alcança 17,64 GW, totalizando cerca de 54 GW de potência instalada no Brasil.

O parque está localizado em Guapó (GO), um município estrategicamente situado às margens da BR-060, rodovia que conecta Goiânia a importantes polos econômicos, como Brasília e diversas regiões do Centro-Oeste. Essa posição favorece a logística, o escoamento da produção agrícola e a atração de novos investimentos para a região.

Guapó tem se consolidado como um polo para projetos de energia renovável, especialmente de usinas solares fotovoltaicas, contribuindo para a diversificação da matriz energética de Goiás. Com altos índices de radiação solar ao longo do ano, o município oferece condições ideais para a geração de energia solar, garantindo alta eficiência na captação e conversão da luz do sol em eletricidade.

“Nosso objetivo com a UFV Guapó é não apenas reforçar a matriz energética renovável, mas também impulsionar a economia local, gerando empregos e novas oportunidades de desenvolvimento para a região”, afirma Menezes.

A UFV Guapó é o segundo parque fotovoltaico da Armor Energia. Em outubro de 2024, a empresa firmou uma parceria com a Lemon para a destinação da energia gerada pela UFV Artur Nogueira, no interior de São Paulo. Esse parque conta com 2 MWac ou 2,77 MWp de capacidade instalada, fornecendo eletricidade suficiente para atender aproximadamente 400 empresas de pequeno e médio porte.

Com a nova usina em operação, a Armor Energia reforça seu compromisso com a transição energética e o crescimento das fontes renováveis no Brasil, consolidando a energia solar como uma alternativa viável, sustentável e estratégica para o futuro do setor elétrico.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Microrredes e o papel das concessionárias de distribuição
04 abril 2025 Em entrevista à pv magazine, o diretor comercial da Copel Distribuição, Julio Omori Copel compartilha a sua visão sobre os sistemas híbridos com bater...