Jinko revela SunTera G3 de 6,25 MWh, remessas globais definidas para o 4º trimestre de 2025

Share

Do portal ESS News

A JinkoSolar, gigante chinesa de energia solar e armazenamento integrado, apresentou seu sistema de armazenamento de energia de bateria SunTera G3 (BESS) de última geração na 13ª Conferência e Exposição Internacional de Armazenamento de Energia (ESIE2025) em Pequim na semana passada.

Alojado em um contêiner padrão de 20 pés e projetado para compatibilidade com os mercados globais, o SunTera G3 possui uma capacidade nominal de 6.251 MWh. Com mais de 10.000 ciclos de vida operacional e eficiência de ida e volta superior a 95%, o sistema foi projetado para maximizar a saída de descarga em todo o seu ciclo de vida. Certificado de acordo com os padrões de proteção de entrada IP55 e anticorrosão C5, ele opera em altitudes de até 4.000 metros e suporta condições ambientais adversas e complexas com facilidade.

“A segurança é o resultado do armazenamento de energia e nossa principal filosofia de design”, disse Wu Dianfeng, gerente geral da divisão de armazenamento da Jinko, à ESS News. “Ao contrário dos veículos elétricos, onde as preocupações com a segurança geralmente decorrem de colisões, os sistemas de armazenamento são conectados à rede, exigindo uma atenção muito mais rigorosa à segurança elétrica.”

Construído com base no princípio de “segurança em primeiro lugar”, o SunTera G3 adota uma estrutura de defesa multidimensional que abrange segurança estrutural, elétrica e contra incêndio. Estruturalmente, ele apresenta uma arquitetura de proteção proprietária de cinco camadas que abrange desde a célula até o nível do sistema. Isso inclui mecanismos de alerta antecipado para anomalias no nível da célula, resistência ao fogo de duas horas para o gabinete do sistema e sistemas de supressão de gás no nível do sistema para conter a propagação do fogo. Eletricamente, o sistema emprega fusível de estágio triplo para isolar correntes de falta, aumentada pela detecção de vazamento em nível de cluster em tempo real para garantir a estabilidade e o controle da corrente.

Para proteção contra incêndio, o sistema oferece três níveis de resposta: supressão no nível do pacote, supressão à base de gás no nível do rack e supressão à base de água para gabinetes inteiros.

Em termos de gerenciamento inteligente do sistema, o SunTera G3 aproveita uma arquitetura de plataforma unificada de “site-domínio-nuvem” para fornecer operação e manutenção inteligentes de ciclo de vida completo. A infraestrutura de nuvem global da Jinko fornece suporte robusto para projetos de armazenamento comercial, industrial e em escala de serviços públicos, com sistemas de gerenciamento de dados conforme os padrões ISO27001 e IEC62443. Esse backbone digital permite serviços de dados integrados, em tempo real e seguros em todo o mundo.

A Jinko intensificou significativamente seu investimento em P&D nos últimos anos. Além do desenvolvimento interno de células, a empresa também desenvolveu de forma independente seu próprio PCS (sistema de conversão de energia), EMS (sistema de gerenciamento de energia) e BMS (sistema de gerenciamento de bateria). Wu disse que uma nova geração de inversores string e controladores EMS coordenados em breve serão implantados em projetos ao vivo, reforçando ainda mais o fosso tecnológico da empresa.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Ministro Alexandre Silveira critica geração distribuída por assinatura: “GD Nutella”
14 abril 2025 O ministro detalhou propostas de reforma do setor elétrico com abertura total de mercado, gradualmente, começando em 2026, e aumento da faixa da tarif...