Comm a entrada em operação da nova linha de transmissão em 500 kV Poções III – Medeiros Neto II – João Neiva 2, entre junho e dezembro deste ano, a capacidade máxima de transferência de energia das regiões Norte/Nordeste para as regiões Sudeste/Centro-Oeste passará de 13.800 megawatts (MW) para 14.500 MW. A previsão é parte do Relatório de Diretrizes para Operação Elétrica publicado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em 1º de abril, que detalha os principais limites de transmissão nos eixos Norte/Nordeste – Sudeste/Centro-Oeste.
A previsão atual é que o trecho Poções III – Medeiros Neto entre em operação comercial em 30 de junho de 2025, e o trecho Medeiros Neto II – João Neiva 2, em 30 de dezembro de 2025. A linha de transmissão percorre cerca de 590 quilômetros pelos estados da Bahia, de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O documento é uma publicação revisada mensalmente e também apresenta a quantidade máxima de energia que pode passar por certos pontos da rede e explica os problemas que podem acontecer durante a operação, tanto no dia a dia quanto em emergências. Já o planejamento para os próximos cinco anos é abordado no relatório do Planejamento Elétrico de Médio Prazo do SIN (PAR/PEL), publicado anualmente pelo ONS.
A expectativa é que o projeto ajude a aliviar os cortes de geração, ou curtailment, que já causaram prejuízos de R$ 2 bilhões aos geradores solares centralizados no Brasil nos últimos anos. O Consórcio Engie Brasil Transmissão é o responsável pela construção da linha.
O Grupo de Trabalho (GT) Cortes de Geração do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), criado em março deste ano, também propôs o aprimoramento de dois Sistemas Especiais de Proteção (SEPs), com o objetivo de elevar os limites de intercâmbio de energia elétrica entre os subsistemas Norte-Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.