Universidade Estadual de Goiás inaugura usina fotovoltaica com geração de 12.633 MWh/ano

Share

A Cia Celg de Participações (CelgPar) inaugurou uma usina fotovoltaica da Universidade Estadual de Goiás, na Fazenda Barreiro do Meio, município de Anápolis, Goiás. Com um investimento de mais de R$ 30 milhões, feito com recursos próprios da CelgPar, que é uma sociedade de economia mista e de capital autorizado, cujo acionista majoritário é o estado de Goiás, o complexo da Usina Fotovoltaica Celgpar|UEG conta com 11.760 placas, em uma área de 100.000 m².

A capacidade de geração é de 12.633 MWh/ano, o que projeta uma economia de até 64,5% nas contas de energia da UEG e da Secretaria de Educação do Estado. Para efeito de comparação, a usina é capaz de alimentar mais de 3 mil residências de padrão médio, com impacto ecológico equivalente ao plantio anual de mais de 7 mil árvores ou a retirada de 370 veículos das ruas.

O terreno foi disponibilizado pela UEG em convênio com o CelgPar como parte do Programa de Eficiência Energética do Governo de Goiás, sob a coordenação da Secretaria Geral de Governo (SGG).

“Para a UEG, a usina não é apenas uma fonte de energia. É também uma fonte de inspiração para nossos pesquisadores, nossos professores e nossos estudantes. Aqui, teremos um laboratório vivo para estudos e práticas em energias renováveis, ampliando ainda mais o papel da UEG como protagonista em inovação e sustentabilidade”, analisa o reitor da Universidade Estadual de Goiás, professor Antonio Cruvinel. “Trata-se de uma iniciativa que dialoga diretamente com os princípios que regem a universidade pública: o compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a ciência aplicada à melhoria da qualidade de vida e com a formação cidadã dos nossos estudantes. Estamos mostrando que é possível, sim, aliar excelência acadêmica à responsabilidade ambiental”, completa.

O presidente da CelgPar, Fernando Navarrete, celebra o megainvestimento, ressaltando que esse é mais um de um conjunto de quatro empreendimentos voltados para a energia solar e que tem a companhia à frente, destacando que se alinha aos esforços do Governo de Goiás de valorização de energias limpas como parte de um plano maior de desenvolvimento sustentável e economia nas despesas fixas das instituições públicas.

“Energia limpa e renovável é uma necessidade no mundo moderno e, desde seus primeiros dias de gestão, o governador Ronaldo Caiado soube traduzir esse entendimento em apoio às nossas frentes de trabalho, em especial com foco nas potencialidades de geração de energia solar que Goiás oferece. Esta inauguração é um marco importante em um projeto maior que se preocupa com a eficiência energética nos órgãos de administração de estado, e vai gerar uma grande economia à UEG e à Secretaria de Educação”, destaca Navarrete.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Desafios para a expansão das renováveis e modernização das redes no Brasil
09 abril 2025 O desenvolvimento de nova demanda é apontado como o principal desafio para viabilizar novos projetos de geração renovável, com oportunidades na eletri...