As tarifas de energia elétrica devem subir em média 3,5% este ano. O número está abaixo das estimativas de 5,6% para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e de 5,1% para o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M). A previsão está no novo boletim InfoTARIFA, lançado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta segunda-feira (7).
Segundo o comunicado, entre os aspectos que explicam a projeção, estão a previsão de R$ 41 bilhões no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético para 2025 e os impactos inflacionários nos custos de distribuição.
Além disso, nos últimos 15 meses, a tarifa de energia aumentou em ritmo inferior aos índices IPCA e IGP-M. A Aneel adotou medidas para melhor refletir, na conta de luz dos brasileiros, a eficiência das distribuidoras na prestação dos serviços.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde, isto é, sem custo adicional, devido às condições favoráveis de geração de energia no país.
Segundo a agência, até este mês de abril, mesmo com a transição do período chuvoso para o de estiagem, a geração de usinas hidroelétricas, mais barata que a geração térmica, continua em níveis estáveis.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.