O grande terremoto que atingiu o centro de Mianmar no final de março interrompeu a cadeia global de fornecimento de energia solar, disse a JinkoSolar.
Um porta-voz do fabricante chinês de módulos disse à pv magazine que o terremoto de magnitude 7,7 teve um grande impacto no Oeste da China, a principal região produtora de wafer do país, que responde por cerca de 50% da capacidade total.
Os principais fabricantes de wafers suspenderam a produção devido a falhas de equipamentos, acrescentou a JinkoSolar, com reparos que devem levar várias semanas ou até meses.
A província de Yunnan e a prefeitura de Yibin, na província de Sichuan, sofreram os piores danos, com relatos de desligamentos de fornos e explosões que podem atrasar a produção por um longo período.
Espera-se uma escassez de wafer. A JinkoSolar observou que os preços do wafer já haviam subido quase 6,7% antes do terremoto, já que o pico da temporada de instalação solar estimulou o estoque.
“Analistas de mercado destacam que as interrupções do terremoto podem prejudicar os esforços contínuos para retomar a produção de wafer”, disse JinkoSolar. “Isso pode restringir ainda mais a oferta [e] provavelmente elevará os preços no curto prazo.”
A cadeia de suprimentos também sofreu perdas de infraestrutura. O colapso da ponte Ava em Mianmar, que liga Mandalay à fronteira China-Mianmar, interrompeu o transporte de materiais fotovoltaicos, incluindo pasta de prata e vidro. Os módulos fotovoltaicos enviados da província chinesa de Zhejiang para Mianmar agora estão sendo redirecionados por portos alternativos, uma mudança que deve aumentar os custos de transporte em cerca de 15%.
Os danos nas estradas em Yunnan e Sichuan aumentaram ainda mais os tempos de transporte interprovincial em 20% a 30%.
A JinkoSolar disse que falhas nas linhas de energia e interrupções logísticas também diminuíram a produção em partes da Mongólia Interior, com recuperação esperada em uma semana.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.