CCEE disponibiliza dados sobre migrações para o mercado livre

Share

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançou dois serviços que disponibilizam informações sobre o mercado livre para os agentes do setor elétrico. A ferramenta Migrações ao Varejo permite a visualização de indicadores como o volume de Unidades Consumidoras que entraram no segmento e a evolução do consumo destas cargas, com recortes por representantes, submercados, estados e ramos de atividade. Já o DataSet – Migrações ao Varejo traz os indicadores em planilhas, para serem usados pelos especialistas do setor para construírem suas próprias soluções.

Desde a sua abertura para todos os consumidores da alta tensão, em janeiro de 2024, o mercado livre de energia elétrica vem crescendo em ritmo intenso e chegou, em janeiro deste ano, a 25.336 consumidores com consumo total de 1,32 milhões de MHh. Desse montante, o setor de serviços respondeu por 31,36% das migrações, seguido pelo comércio (22,49), manufatura (13,31%), alimentos (11,27) e minerais não-metálicos (5,23%). No dashboard que traz dados sobre a quantidade de unidades consumidoras por agente varejista, é possível verificar que dos cinco maiores comercializadores varejistas, três são de grupos que atuam na distribuição de energia, com contato direto com os consumidores: Cemig Geração, CPFL Brasil Varejista e Enel Trading.

O presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, destaca que “o desenvolvimento de um mercado eficiente, inovador sustentável passa pelo amplo acesso à informação para todos. Por isso, trabalhamos continuamente para oferecermos soluções que levem o mundo da comercialização de energia até as pessoas”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Brasol planeja investir R$ 150 milhões em BESS as a Service para consumidores C&I em 2025
02 abril 2025 A exemplo do que já faz com geração solar distribuída, companhia passou a ofertar em 2025 o armazenamento para consumidores comerciais e industriais c...