Energia solar bate recorde em 2024 com a adição de 452 GW à capacidade global

Share

A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) divulgou seu mais recente estudo Renewable Capacity Statistics 2025  que demonstram um aumento maciço na capacidade de energia renovável em 2024, atingindo 4.448 GW. A adição de 585 GW no ano passado indica uma participação de 92,5% na expansão total da capacidade e uma taxa recorde de crescimento anual (15,1%).

Embora 2024 tenha demonstrado grande capacidade e crescimento de energia renovável, o progresso continua aquém dos 11,2 terawatts necessários para alinhamento da meta global de triplicar a capacidade instalada de energia renovável até 2030. Para atingir essa meta, a capacidade renovável deve agora se expandir 16,6% ao ano até 2030.

Além disso, mais uma vez o crescimento reflete disparidades geográficas significativas. Como nos anos anteriores, a maioria do aumento ocorreu na Ásia, com a maior parte sendo contribuída pela China – quase 64% da capacidade global adicionada – enquanto a América Central e o Caribe contribuíram com o mínimo, com apenas 3,2%. Os países do G7 e do G20 representaram, respectivamente, 14,3% e 90,3% da nova capacidade em 2024.

A energia solar e eólica continuou a se expandir mais, respondendo conjuntamente por 96,6% de todas as adições renováveis líquidas em 2024. Mais de três quartos da expansão da capacidade foram na energia solar, que aumentou 32,2%, atingindo 1.865 GW, seguida pela energia eólica, que cresceu 11,1%.

O grande desmantelamento líquido de energia não renovável em algumas regiões contribuiu para a tendência ascendente da capacidade renovável. No entanto, é preciso fazer mais para alcançar a meta de triplicar a capacidade de energias renováveis até 2030 e o Acordo de Paris.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

México anuncia decreto de armazenamento de baterias para usinas de energia renovável
01 abril 2025 Um mês depois que a Índia introduziu um mandato de armazenamento de energia para usinas de energia renovável e a China descartou a sua própria, o Méxi...