As próximas mudanças nos incentivos solares na China estão impulsionando a demanda de curto prazo e restringindo a oferta, de acordo com a consultoria TrendForce, com sede em Taiwan.
No início deste ano, o governo chinês anunciou novas diretrizes para os preços de energia solar e renovável que eliminarão as tarifas fixas ara instalações solares a partir de junho.
Os analistas esperam que a mudança de política desencadeie um aumento nas instalações, principalmente para sistemas solares distribuídos. A TrendForce disse que esse pico de demanda de curto prazo criará um “pico moderado” em março e abril, atingindo o ápice no segundo trimestre e elevando os preços em toda a cadeia de suprimentos solares.
A análise da empresa descobriu que o boom de instalação na geração distribuída aumentou significativamente a demanda de módulos, levando os distribuidores a estocar.
Os preços médios dos módulos são de CNY 0,70 (US$ 0,096)/W, com fornecedores de primeira linha com preços de até CNY 0,73/W.
Embora os preços permaneçam bem suportados por enquanto, a TrendForce espera que a demanda caia drasticamente após o término da corrida de instalação. Ele projeta que a “concorrência intensa” no terceiro trimestre reduzirá provavelmente os preços dos módulos para CNY 0,70 / W ou menos.
O aumento dos preços dos módulos também elevou os preços das células solares, afirmou a TrendForce. A empresa relatou que espera que os preços das células de contato passivado por óxido de túnel M10L (TOPCon) e G12 TOPCon aumentem quase 1,7% mês a mês em abril, enquanto o G12R TOPCon pode ter um aumento de 6,67%.
A TrendForce prevê que essa tendência ascendente começará a se reverter em maio, com a intensificação da concorrência impulsionando as quedas de preços no terceiro trimestre.
Os preços do wafer solar estão seguindo uma trajetória semelhante, com os preços de abril projetados para subir mais de 3,5% mês a mês, antes de cair drasticamente no terceiro trimestre, à medida que a demanda cai.
Os preços do polissilício também devem subir no segundo trimestre, com a TrendForce prevendo CNY 45/kg. No entanto, a empresa espera uma contração significativa na demanda no terceiro trimestre, assim que o aumento da instalação diminuir.
“Como os custos de eletricidade representam cerca de 30% da fabricação de matérias-primas, os produtores provavelmente aumentarão a produção durante a temporada hidrelétrica de verão para aproveitar a eletricidade mais barata”, disse a TrendForce. “Isso pode levar a um excesso de oferta e pressão descendente sobre os preços.”
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.