Powersafe prevê aumento de pedidos de bateria este ano para contornar alegações de inversão de fluxo

Share

O crescimento da geração própria de energia solar em residências e empresas visando a segurança na operação do sistema elétrico nacional, a Powersafe, fabricante brasileira de baterias e sistemas de energia, projeta crescimento nas instalações fotovoltaicas em telhados e pequenos terrenos combinadas com baterias para armazenamento energético.

A estratégia da empresa é atender um número cada vez maior de consumidores que buscam mais autonomia e independência da rede elétrica, a partir das tecnologias integradas de geração e estocagem.

A empresa conta com um portfólio com mais de 400 produtos, muitos deles alinhados com a perspectiva de expansão da geração própria solar, e prevê um aumento nos pedidos este ano, justamente para resolver o problema dos cancelamentos de projetos fotovoltaicos pelas distribuidoras, sob a alegação de inversão de fluxo de potência e eventuais sobrecargas na rede elétrica.

“O uso integrado de tecnologias fotovoltaicas e armazenamento energético permite que os consumidores tenham sistemas seguros e independentes da rede, aumentando a economia e eficiência na gestão de eletricidade. Os sistemas de geração própria podem operar em máxima potência, alimentando o consumo instantâneo e as baterias, com a possibilidade de injetar energia na rede ou utilizá-la fora dos horários de geração”, explica o gerente operacional da Powersafe, André Ribeiro.

Segundo dados da Greener, a participação da microgeração e minigeração distribuída (MMGD), no atendimento à demanda do sistema elétrico deve crescer 18,8 GW até 2029. Esse avanço exige adaptações na operação com a adoção de sistemas de armazenamento de energia e resposta da demanda.

Ribeiro afirma ainda que a maior procura por equipamentos de armazenamento é impulsionada pela queda do preço da tecnologia e pela busca por maior segurança e confiabilidade no suprimento de energia elétrica. “As quedas de energia tornaram-se mais frequentes devido às mudanças climáticas, afetando áreas urbanas e rurais. Além disso, muitos negócios estão buscando alternativas para garantir a continuidade do fornecimento de eletricidade para proteção de dados, segurança corporativa e pública, refrigeração, aquecimento e maquinários industriais em geral,”, acrescenta o executivo.

Com plantas voltadas à fabricação em São Paulo e Minas Gerais e mais de 20 anos de atuação com sistemas de baterias nas áreas de telecomunicações, financeira e industriais, a Powersafe tem focado em produtos estratégicos para atender ao mercado solar.

Entre as tecnologias desenvolvidas para o setor, destacam-se as baterias de armazenamento para sistemas fotovoltaicos, com baterias de íon-lítio, de chumbo puro e de chumbo ácido desenvolvidas para aplicações industriais, comerciais e residenciais.

Com a marca GETPOWER Baterias Especiais, a solução possui alta densidade energética, permitindo armazenamento eficiente em espaços compactos. Possui ainda vida útil longa, reduzindo custos operacionais no longo prazo, e integração com sistemas de gestão energética (EMS), que proporciona monitoramento em tempo real e otimização do uso.

Também conta com soluções de armazenamento modular, wall e BESS com sistemas de baterias escaláveis que podem ser adaptados conforme o crescimento da demanda energética. Possui design plug-and-play, simplificando instalação e manutenção, ideal para aplicações híbridas (rede elétrica e off-grid), além de compatibilidade com inversores de diferentes fabricantes, garantindo flexibilidade.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Minasligas e Auren firmam parceria para autoprodução de energia solar
31 março 2025 Contrato prevê a geração e o fornecimento de energia solar para abastecer parte da demanda industrial da Minasligas até 2040.