Maior garagem solar do Brasil com 2,5 MW é instalada junto à usina fotovoltaica do Ceasa, em Goiânia/GO

Share

A Sineng Electric forneceu equipamentos para a maior garagem solar do país com 2,5 MW de capacidade, de acordo com informações do governo de Goiás. A garagem faz parte da Usina Fotovoltaica Ceasa de 5 MW, em Goiânia, capital de Goiás, e exemplifica a sinergia entre tecnologia solar inovadora e infraestrutura sustentável.

Com investimento total de R$ 33,5 milhões, financiado pela CelgPar, a usina solar fotovoltaica Ceasa é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética liderado pelo governo de Goiás. Agora totalmente operacional, a usina gera 11.800 MWh de eletricidade anualmente, proporcionando benefícios econômicos e ambientais substanciais.

Com 4.900 módulos solares instalados, a garagem combina geração de energia renovável com design funcional, oferecendo 980 vagas de estacionamento enquanto protege os veículos da luz solar e da precipitação. Essa estrutura inovadora contribui para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) em 1.697 toneladas anuais, o que equivale ao plantio de 7.000 árvores ou à retirada de 369 veículos das ruas.

Todo o projeto foi executado pela Moove Energia, EPC responsável pela engenharia, aquisição e construção. Garantindo desempenho e confiabilidade a longo prazo, o projeto apresenta os inversores string SP-250K-H da Sineng. Equipados com 12 MPPTs e uma eficiência máxima de 99,0%, esses inversores otimizam a geração de energia e a lucratividade. Além disso, a tecnologia de diagnóstico de curva IV permite uma solução de problemas rápida e precisa sem a necessidade de especialistas adicionais no local, simplificando significativamente o processo de Operação e Manutenção (O&M).

O gerente geral do Departamento Internacional da Sineng Electric, John Hu, afirmou que “o projeto não apenas demonstra o vasto potencial da inovação tecnológica, mas também reafirma o compromisso da Sineng em fornecer soluções de energia avançadas, confiáveis e eficientes que atendam às necessidades de energia modernas, promovendo a gestão ambiental”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

BNDES capta R$ 1,077 bi no Japão para investimentos em transmissão e energia renovável
27 março 2025 Serão elegíveis para financiamento com os recursos projetos que envolvam transmissão de energia, biocombustíveis e o uso de energia renovável, incluin...