Elgin lança novo inversor para sistemas enquadrados no fast track da geração distribuída

Share

A Elgin, fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e provedora de soluções nas áreas de climatização, refrigeração, bens de consumo e automação comercial, acaba de ampliar a linha de inversores para sistemas solares e lança no mercado brasileiro o inversor de 7,5 kilowatts (kW), que garante aprovação rápida dos projetos solares para conexão na rede elétrica, conforme previsto em nova regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O desenvolvimento do novo produto resolve um problema que tem afetado diversos consumidores brasileiros que decidem instalar painéis solares em seus imóveis. Trata-se da Resolução Normativa nº 1.098/2024, do órgão regulador, criada para resolver as negativas recorrentes das distribuidoras de energia elétrica de novos pedidos de conexão à rede para os projetos de geração distribuída, sob a alegação de inversão de fluxo de potência.

A regra da Aneel garante aprovação rápida dos projetos apresentados pelos consumidores em três casos específicos: quando a geração distribuída que não injete na rede de distribuição de energia elétrica, também conhecida como grid zero; quando o sistema instalado seja utilizado apenas para compensação na própria unidade consumidora (autoconsumo local), com potência instalada igual ou inferior a 7,5 kW; e quando o sistema tenha potência de GD compatível com o consumo simultâneo da unidade durante o período de geração.

Assim, o inversor de 7,5 kW da Elgin foi projetado para garantir essa rapidez no processo de aprovação e autorização das distribuidoras de energia elétrica para os novos pedidos de conexão da geração distribuída. A tecnologia também oferece máximo desempenho, confiabilidade e segurança nos imóveis com geração solar em telhados e pequenos terrenos. Com certificações de qualidade e conformidade, o equipamento é a nova aposta da empresa para atender pedidos clientes que buscam produtos mais robustos, eficientes e com menor tempo de retorno do investimento.

Com dez anos de garantia, o novo produto possui tecnologia AFCI (Arc Fault Circuit Interrupter), com dispositivos inteligentes que monitoram e identificam eventuais falhas elétricas, prevenindo riscos de incêndio e aumentando a segurança do sistema.

O inversor conta com o selo Inmetro 140, que atende aos rigorosos padrões de qualidade e conformidade do setor elétrico brasileiro. “A busca constante por inovação reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a durabilidade de seus produtos, garantindo mais segurança, confiabilidade e alto desempenho”, explica Glauco Santos, diretor da Elgin Solar.

Segundo o executivo, os novos lançamentos integram a proposta da companhia de oferecer soluções sustentáveis no mercado brasileiro. “Nossas inovações permitem que os integradores ofereçam aos consumidores finais tecnologias cada vez mais eficientes, que reduzem o tempo de retorno do investimento, alivia significativamente os custos com energia elétrica das famílias e empresas, aumentam a competitividade dos setores produtivos e melhoram a experiência do cliente como um todo”, conclui.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

BNDES capta R$ 1,077 bi no Japão para investimentos em transmissão e energia renovável
27 março 2025 Serão elegíveis para financiamento com os recursos projetos que envolvam transmissão de energia, biocombustíveis e o uso de energia renovável, incluin...