O instituto de pesquisa taiwanês EnergyTrend relatou que os preços dos módulos solares na China estão em uma “tendência de alta consistente”.
Seu último relatório disse que os preços do módulo de contato passivado por óxido de túnel (TOPCon) “se recuperaram acentuadamente” e foram amplamente cotados entre CNY 0,70 (US$ 0,097/W) e CNY 0,75/W, reforçando o sentimento “otimista” do mercado.
“Inicialmente, os fabricantes testaram pequenos aumentos de preços de CNY 0,01 a 0,02/W”, disse a EnergyTrend. “Mas o otimismo do mercado desde então levou a aumentos de preços maiores.”
O preço principal concluído para módulos TOPCon bifaciais de 182 mm foi relatado em CNY 0,72/W, aumentando para CNY 0,86/W para módulos de heterojunção bifacial (HJT) de 210 mm.
A EnergyTrend disse que o preço dos módulos PERC mono faciais de 182 mm a CNY 0,69/W, módulos PERC mono faciais de 210 mm a CNY 0,70/W, emissor passivado de vidro bifacial de 182 mm e módulos de célula traseira (PERC) a CNY 0,70/W e módulos PERC de vidro bifacial de 210 mm a CNY 0,71/W.
Do lado da oferta, a produção de módulos solares em março atingiu entre 55 GW e 56 GW, um aumento mensal entre 30% e 31%. A EnergyTrend disse que os 10 principais fabricantes de módulos contribuíram para cerca de dois terços desse crescimento.
A produção de células solares na China aumentou 22% mês a mês em março, atingindo entre 54 GW e 55 GW, disse a EnergyTrend. Os preços de todas as especificações de células do tipo n aumentaram esta semana, marcando o primeiro aumento impulsionado pela demanda, em vez de uma resposta às restrições de oferta.
A produção de wafer cresceu ligeiramente para entre 50 GW e 51 GW em março. Os preços de 210 wafers retangulares continuaram a subir, atingindo CNY 1,35 por peça, segundo a EnergyTrend. Analistas disseram que a forte demanda de instalação está mantendo os preços das células apoiados.
Os fabricantes de polissilício têm assinado novos pedidos, com mais produtores aumentando as cotações de preços à medida que a demanda a jusante melhora, disse a EnergyTrend.
O preço convencional estabelecido para o polissilício de recarga monocristalino atingiu CNY 41/kg, em comparação com CNY 40/kg para polissilício denso monocristalino e CNY 38/kg para polissilício tipo N.
“Com o pico sazonal das instalações fotovoltaicas se aproximando e os registros de armazéns futuros desviando a oferta, espera-se que o estoque de polissilício diminua rapidamente para níveis saudáveis. Isso pode levar a novos aumentos de preços no segundo trimestre”, disse a EnergyTrend. “Ao mesmo tempo, os fabricantes de polissilício provavelmente manterão uma estratégia de produção disciplinada, para restaurar os preços e as margens de lucro no segundo semestre de 2025. Durante esta fase de recuperação, a estabilidade das alianças do setor será crítica.”
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.