Soprano projeta crescimento no setor fotovoltaico e aposta em mercado residencial

Share

A Soprano projeta um ano de crescimento sólido para o setor fotovoltaico em 2025, impulsionado por novas regulamentações. A empresa estima um aumento de 25% a 30% no volume de vendas em relação a 2024, por meio de sua unidade de Energias Renováveis (SER), com forte demanda no segmento residencial, especialmente para sistemas de até 7,5 kW.

O mercado nacional deve manter um volume de novas instalações semelhante ao de 2024, com a influência direta de mudanças regulatórias. Um dos principais temas em debate é a inversão de fluxo de potência, que impacta a conexão de sistemas à rede elétrica. No entanto, a modalidade Fast Track, que permite a aprovação ágil de geradores de até 7,5kW sem necessidade de análise de inversão de fluxo, deve fortalecer ainda mais os projetos residenciais, que já apresentaram um crescimento expressivo no ano passado.

De acordo com o gerente da Unidade Fotovoltaico da companhia, Júlio Bortolini, além do avanço do mercado residencial, a expansão geográfica da Soprano será um fator estratégico para esse ano. “A empresa, que dobrou seu market share no Rio Grande do Sul em 2024, busca ampliar sua atuação em outras regiões do Brasil, fortalecendo sua presença em novos mercados e consolidando-se como uma das principais fornecedoras de soluções fotovoltaicas no país”, aponta.

Outra aposta da Soprano será a ampliação de iniciativas voltadas à capacitação de integradores e instaladores. A empresa mantém uma equipe própria de engenharia que, além de oferecer suporte técnico especializado, promove treinamentos para garantir que os profissionais do setor estejam atualizados com as melhores práticas, novas tecnologias e regulamentações.

A Soprano também aposta na inovação como motor de crescimento para 2025, com lançamentos estratégicos como ampliação da linha de Driver Bomba Solar, trazendo novas opções para o agronegócio e áreas remotas; sistemas híbridos com baterias, agregando mais autonomia e eficiência aos projetos de geração distribuída; e linha de carregadores para veículos elétricos, acompanhando o avanço da eletromobilidade no Brasil.

Novo módulo fotovoltaico Topcon 590 W

A unidade de Energias Renováveis da Soprano também lançou o módulo fotovoltaico Topcon 590W, desenvolvido pela parceira Helius Solar. Com tecnologia N-TYPE TopCon, o novo modelo oferece eficiência de até 22,5%, garantindo maior geração de energia em espaço reduzido e desempenho superior para projetos comerciais e industriais. O módulo fotovoltaico conta com 144 células monocristalinas, com garantia de 12 anos para o produto e 30 anos de garantia de desempenho linear.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

BNDES capta R$ 1,077 bi no Japão para investimentos em transmissão e energia renovável
27 março 2025 Serão elegíveis para financiamento com os recursos projetos que envolvam transmissão de energia, biocombustíveis e o uso de energia renovável, incluin...