Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, avaliaram os custos para a aquisição de um sistema de energia solar fotovoltaica residencial. O foco no estudo levou em conta o tempo do custo de transação, constituindo essencialmente o tempo gasto na busca e avaliação de informações, bem como o tempo de dedicação com aspectos relacionados a financiamentos, licenças e contratos. “Compreender os custos de transação para a implantação de energia fotovoltaica e concretizá-los é fundamental para fornecer apoio político para reduzir esses custos para acelerar uma transição energética”, disseram as autoras Dra. Sofie Sandin Lompar e Lena Neij à pv magazine.
“O objetivo deste estudo é, portanto, avaliar empiricamente os custos de transação que os interessados em um sistema de energia solar fotovoltaica empregam ao prosseguir com um processo de aquisição”, explicaram os acadêmicos. “Os dados sobre os custos de transação, expressos como tempo gasto em 14 subtarefas, para sistemas fotovoltaicos montados em edificações residenciais no sul da Suécia (adquiridos em 2015-2021) foram coletados por meio de pesquisas on-line direcionadas a proprietários de propriedades unifamiliares e multifamiliares.”
A pesquisa foi enviada a 1.281 participantes e teve 300 respondentes válidos. Destes, 264 eram proprietários de propriedades unifamiliares (SF) e o restante eram proprietários de edificações multifamiliares (MF). Dos 36 respondentes do MF, 14 eram empresas de construção e os outros 22 eram cooperativas habitacionais. Um grupo focal foi organizado para triangular os resultados da pesquisa para os respondentes do MF.
“Havia 116 perguntas na pesquisa no geral”, disse a equipe. “Os entrevistados foram solicitados a estimar o número total de horas gastas em tarefas relacionadas ao processo de aquisição de PV. Além disso, os entrevistados tiveram a opção de responder a perguntas de múltipla escolha e fornecer uma classificação em uma escala de 1 a 5 em relação à qualidade percebida e disponibilidade de informações, onde 1 indicou ruim e 5 excelente. Os entrevistados também podem fornecer respostas em texto livre para fornecer respostas e reflexões complementares.
Em termos de capacidades fotovoltaicas instaladas, os efeitos relatados geralmente variam de 3 kW a 25 kW para o grupo SF e 8 kW a 484 kW para o grupo MF. O tempo médio gasto em todo o processo foi de 83 horas para proprietários de edifícios de SF, 70 horas para proprietários de edifícios de MF e 138 horas para cooperativas habitacionais de MF. O tempo médio foi de 45 horas, 36 horas e 86 horas, respectivamente.
Todos os grupos disseram que a fase inicial de preparação das informações de escopo foi a tarefa mais demorada – representando 37% do tempo médio gasto pelos SF, 31% no caso das empresas de MF e 36% no caso das corporações. A seleção de fornecedores e instaladores é a segunda tarefa mais demorada para os proprietários de edifícios SF e as cooperativas habitacionais MF, com 13% e 12% do tempo médio, respectivamente. No caso das empresas MF, foi de 10%.
“Em agosto de 2018, as licenças de construção normalmente não eram mais necessárias para a instalação de sistemas solares fotovoltaicos em edifícios em toda a Suécia”, destacou o grupo. “Essas reduções no código nacional de construção reduziram a parcela de licenças exigidas para os entrevistados de SF de 26% (2015–2018) para 9% (2019–2020), e para os entrevistados de MF de 71% (2015–2018) para 32% (2019–2021).”
Tanto no grupo SF quanto no MF agregado, aproximadamente 57% dos entrevistados disseram que lidavam com a comunicação com o operador da rede por conta própria, e mais de 80% deles gastaram de 0 a 2 horas no aplicativo.
“Daqueles que precisaram obter um empréstimo para financiar sua compra de PV, 86% dos grupos SF e 100% dos MF agregados relataram gastar de 0 a 1 hora nessa tarefa”, mostraram os acadêmicos. “As respostas da pesquisa também indicam preocupações menores em relação a questões relacionadas a seguros, já que 63% dos entrevistados do grupo SF e 61% do grupo MF agregado afirmam que não gastaram tempo algum com isso.”
Suas descobertas foram apresentadas em “Assessing the transaction costs of residential solar photovoltaic acquisition“, publicado na Energy Research & Social Science.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.