A crescente demanda de eletricidade nos Estados Unidos é atribuída ao crescente número de Data Centers conectados. De acordo com o relatório “US data center pipeline” da Wood Mackenzie, os Data Centers desenvolvidos desde 2023 ultrapassaram 92 GW de capacidade no final de 2024.
Em um artigo da pv magazine, Gerard Reid considera que na “próxima revolução industrial”, a rápida adoção da inteligência artificial está impulsionando a demanda por Data Centers. Posteriormente, a operação do Data Center está impulsionando o aumento da demanda por eletricidade. Reid disse que a combinação de eletricidade limpa e IA trará o que ele chama de “era de inteligência de eletrificação”.
De acordo com o relatório da Wood Mackenzie, as adições mensais de Data Centers atingiram 7 GW no quarto trimestre de 2024, representando alta demanda de carga.
“Entrando em 2023, vimos apenas 5 GW de capacidade de pipeline”, disse Ben Hertz-Shargel, chefe global de grid edge da rede da Wood Mackenzie. “O crescimento mensal tem sido linear – não exponencial como às vezes se supõe – mas ultrapassou 7 GW e continua a subir a uma taxa de 227 MW por mês. Com os projetos ficando maiores e os mercados existentes ficando saturados, os desenvolvedores procuraram novos mercados e fecharam acordos com novos condados e novas concessionárias.
Regionalmente, a Virgínia e o Texas continuam sendo os mercados dominantes de Data Centers, e o relatório conclui que eles experimentaram o maior crescimento geral.
Os Data Centers são de propriedade de empresas como Amazon, Meta, Microsoft e Google, que também são grandes assinantes de energia solar para compensar seu uso de eletricidade. As usinas solares estão geralmente localizadas na mesma região geográfica dos Data Centers que atendem.
A Meta, por exemplo, assinou recentemente um acordo com a Cypress Creek Renewables, permitindo a construção da instalação solar Hanson de 505 MWdc no condado de Coleman, Texas. A Meta informa que agora tem 6,7 GW de energia renovável online e 11,7 GW contratados. A empresa disse que está combinando 100% de seu uso de eletricidade com energia renovável, adicionando novos projetos de energia limpa às redes locais.
À medida que os Data Centers proliferam, o relatório observa que novos mercados estão surgindo, com Data Centers agora encontrados em Louisiana, Mississippi, Wisconsin e West Virginia.
A Amazon, por exemplo, garantiu recentemente a capacidade total do Ragsdale Solar Park no condado de Madison, Mississippi.
“Os desenvolvedores estão procurando oportunidades em estados emergentes, onde podem obter incentivos favoráveis”, disse Hertz-Shargel. “Estes são alguns dos maiores projetos que já foram construídos.”
Existem pelo menos 93 projetos atualmente em construção nos Estados Unidos, de acordo com a Lens Power da Wood Mackenzie, e quase o mesmo número em processo de licenciamento que é ainda maior. Com o tamanho vem o custo, com a Wood Mackenzie encontrando 13 dos projetos chegando a mais de US $ 4 bilhões. O relatório observa que, dos projetos que rastreia, 73% dos US$ 195 bilhões em capex pertencem aos 22% dos projetos acima de US$ 1 bilhão.
Além de grandes investimentos e da necessidade de grandes cargas de eletricidade, os Data Centers também exigem grandes extensões de terra. O relatório conclui que a metragem quadrada média das edificações que abrigam os Data Centers aumentou 9,5% de 2023 a 2024 e a metragem quadrada média do campus aumentou mais de 23% nesse período.
“O tamanho crescente do projeto é uma evidência da transição para cargas de trabalho de IA”, disse Hertz-Shargel, “mas cria desafios ainda maiores para desenvolvedores e concessionárias”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.