Solar chega a atender 39% da carga instantânea no SIN

Share

A fonte solar fotovoltaica bateu um novo recorde de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN) na última sexta-feira (14/03), às 11h, chegando a 37.869 megawatts médios (MWmed). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), esse valor representou, aproximadamente, 39% da carga atendida naquele horário.

O último recorde registrado ocorreu no dia 26 de fevereiro, também às 11h, quando a geração solar atingiu a marca de 37.228 MW, correspondendo a 36% da carga do SIN. Esse aumento expressivo reforça a rápida expansão da energia solar no Brasil, impulsionada por investimentos em geração centralizada e distribuída.

Considerando a participação da geração solar no consumo mensal, o recorde da fonte foi registrado em fevereiro, quando a fotovoltaica atendeu a 12% da carga do SIN, com 10.788 MW médios. O MW médio é a energia média produzida em um determinado intervalo de tempo: 1 MW médio em um mês equivale a 730 MW hora. Em um ano, 1 MW médio equivale a 8.760 MW hora.

Contando a geração centralizada e distribuída, a fonte solar ultrapassou os 50 GW de potência instalada operacional no Brasil. Apesar do crescimento recente, o setor tem enfrentado desafios como o aumento do imposto de importação sobre módulos fotovoltaicos, os cortes de geração renovável sem ressarcimento aos geradores e os obstáculos de conexão de geração distribuída.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Minasligas e Auren firmam parceria para autoprodução de energia solar
31 março 2025 Contrato prevê a geração e o fornecimento de energia solar para abastecer parte da demanda industrial da Minasligas até 2040.