Usina fotovoltaica do Parque Tecnológico de Sorocaba deve gerar 10 GWh por ano e abastecer empresas incubadas

Share

A cidade de Sorocaba passou a contar com uma usina fotovoltaicas na modalidade de geração distribuída com capacidade de geração de 10 GWh por ano, instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Fruto de uma parceria com o Grupo VA Soluções Sustentáveis, a planta ocupa uma área de mais de 53 mil m2 e conta com 9.984 módulos solares que vão gerar energia para abastecer os processos das empresas instaladas e que irão se instalar no Parque.

O Diretor técnico do Grupo VA Soluções Sustentáveis, Marcelo Maia, explica que a “além de ser um ativo privado para a infraestrutura energética da cidade, o projeto atrai investimentos ao Parque Tecnológico de Sorocaba, impulsionando a economia local e estimulando a geração de empregos diretos e indiretos”.

O presidente do PTS, Nelson Cancellara, destaca que a usina oferece oportunidades únicas para a integração com projetos de pesquisa, colocando o município na vanguarda das inovações em energias renováveis. “O Parque Tecnológico de Sorocaba está promovendo a inovação também nesse aspecto importante, da geração energética, e agregando o valor da sustentabilidade às suas atividades.”

Segundo a empresa, este volume de energia limpa reduz a emissão de 290 toneladas de CO²/ano na atmosfera. O número equivale ao volume de CO³ emitido por cerca de 100 automóveis ao longo de um ano. É também equivalente ao plantio de 2.100 árvores nativas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

“Os preços dos módulos solares em breve voltarão a mais de US$ 0,12/W”
27 fevereiro 2025 Espera-se que a indústria global de módulos solares recupere um equilíbrio sustentável nos próximos seis meses, afirmou Yana Hryshko, chefe de Pesquis...