A Claro fechou mais um contrato com a GreenYellow, multinacional francesa especialista em transição energética, desta vez para a construção das duas maiores usinas fotovoltaicas de autoconsumo remoto do estado do Amazonas.
Localizadas nas cidades de Iranduba e Itacoatiara, as fazendas solares contam com 2,97 MWp e 3,3 MWp de capacidade instalada, respectivamente. Em Iranduba, a instalação deve evitar a emissão de 198 toneladas de CO2, anualmente, e atingirá uma produção anual de 5,15 MWh, que equivale ao atendimento de 2.580 casas. Já, em Itacoatiara, espera-se que deixem de ser emitidas 237 toneladas de carbono, além de uma produção anual de 6,17 MWh, capazes de prover o consumo energético em 3.098 casas por ano.
As usinas integrarão o portfólio de mais de 100 unidades geradoras do programa Energia da Claro, que, ao longo de 7 anos, se consolidou como referência na modalidade de autoconsumo remoto e conta com plantas em vários estados, como Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
A parceria da GreenYellow com a Claro foi iniciada em 2018 e, com essas duas construções no Amazonas e mais uma em processo de finalização, somam 16 usinas, localizadas em sete estados do país.
O diretor de infraestrutura da Claro, Hamilton Silva, afirma que a empresa já tem 75% de seu consumo atendido por fontes renováveis e considerando a soma das frentes de geração distribuída (usinas próprias) e mercado livre (compra de energia limpa) o programa forneceu à empresa mais de 1 TWh (Terawatt-hora) somente em 2023. “A parceria com a GreenYellow contribui para concretizar os nossos valores de sustentabilidade e inovação, sendo fundamental para o compromisso assumido pela Claro de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e, com isso, colaborar com o controle das mudanças climáticas”, afirma o executivo.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.