Revertida a tendência de queda do preço do módulo solar

Share

Da pv magazine Global

Após permanecerem estáveis no início do ano, os preços dos módulos começaram a subir pela primeira vez em mais de dois anos. O aumento está afetando todas as classes de tecnologia, incluindo módulos de alta eficiência, mas a mudança nessa categoria permanece muito pequena para ser registrada nos gráficos de preços.

É provável que isso mude em breve. Poucos módulos com desconto permanecem no mercado, pois os cortes de produção estão causando uma escassez artificial. Módulos de alta eficiência estão se tornando escassos, sem fornecimento imediato à vista.

Alguns revendedores agora estão estocando em resposta à escassez esperada. Esses módulos não serão mais vendidos a preços de pechincha, mas retidos e reprecificados para enfrentar a lacuna de oferta iminente. Como resultado, os preços dos módulos provavelmente aumentarão moderadamente, mas de forma constante, pelo menos até o início do próximo trimestre.

Essa perspectiva reflete atrasos nas entregas de grandes marcas, com reabastecimento para sistemas fotovoltaicos de médio porte não esperado até abril ou maio. Os módulos para grandes projetos seguem regras de distribuição separadas, tornando seus preços menos voláteis devido aos tempos mais longos de planejamento e envio.

O impacto dos cortes de produção se estende a todo o mercado, incluindo módulos montados no solo. Os fabricantes compartilham cadeias de suprimentos, portanto, a produção reduzida afeta todos os tamanhos de módulos. Alguns fabricantes chineses Tier 1 não produziram um único módulo este ano e as decisões sobre o reinício da produção após o Ano Novo Chinês permanecem incertas. Muitos fornecedores ainda dependem do estoque do ano passado, mas as novas entregas estão diminuindo.

O que isso significa para o mercado fotovoltaico? Não necessariamente más notícias.

O excesso de capacidade permanece alto, principalmente na China, mas os analistas esperam que a demanda global por módulos aumente enquanto o crescimento desacelera de 25% a 30% ao ano para cerca de 8% a 12%. A capacidade de produção ainda excede em muito a demanda, com 1.400 GW projetados contra uma previsão de 660 GW a 700 GW em 2025. O fechamento de fábricas pode ajudar a aliviar o excesso de oferta, mas acarreta custos contínuos, provavelmente forçando fabricantes menores a sair do mercado.

Na Europa, a incerteza política e as novas regulamentações estão diminuindo a demanda fotovoltaica, apontando para a estagnação nos principais mercados. Espera-se que a Alemanha adicione apenas 15 GW este ano, uma queda de 10% em relação a 2024. Em 2025, o armazenamento de energia e o consumo flexível ocuparão o centro das atenções, impulsionados pela Lei Solar Peak Act. Os instaladores incapazes de se adaptar terão dificuldades contra provedores de soluções maiores, como 1Komma5 e Enpal, que já oferecem sistemas fotovoltaicos e de armazenamento alimentados por IA e apoiam a mudança de política da Alemanha.

Instaladores menores ainda têm opções, já que muitos fabricantes de inversores agora oferecem soluções de sistema aberto ou prontas para uso que ajudam os consumidores a gerenciar os custos de energia. Com armazenamento bem dimensionado e sistemas inteligentes de gerenciamento de energia, os usuários podem otimizar as tarifas dinâmicas de eletricidade – desde que as operadoras de rede acelerem finalmente o lançamento do medidor inteligente há muito adiado. Os últimos ajustes da Erneuerbare-Energien-Gesetz (EEG) também abrem caminho para o carregamento bidirecional de veículos elétricos, mas as montadoras agora devem fornecer o hardware necessário.

Em um mercado futuro com tarifas dinâmicas e carregamento bidirecional, os sistemas fotovoltaicos são mais do que apenas complementos – eles são essenciais para maximizar a autossuficiência. No entanto, o preço do módulo em si só está se tornando menos relevante para a economia geral do sistema. A confiabilidade a longo prazo é mais importante, pois os custos de manutenção ou substituição podem corroer os retornos do investimento.

O aumento dos preços dos módulos pode levar os fabricantes a investirem em matérias-primas de maior qualidade, revertendo o declínio de qualidade observado durante a recente fase de preços baixos. Os módulos vendidos a granel para a Europa muitas vezes careciam de confiabilidade de desempenho, principalmente em categorias de primeira linha, a menos que os compradores garantissem acordos de qualidade específicos. Com os preços agora tendendo a subir, esses problemas podem ser resolvidos em breve, permitindo que os clientes finais obtenham finalmente a confiabilidade que esperam de seus sistemas fotovoltaicos.

Preços em 14 de fevereiro de 2025, incluindo alterações em relação ao mês anterior.

Imagem: pvXchange.com

Sobre o autor: Martin Schachinger estudou engenharia elétrica e atua no campo da energia solar e renovável há quase 30 anos. Em 2004, ele criou a plataforma de negociação online pvXchange.com. A empresa estoca componentes padrão para novas instalações e módulos solares e inversores que não estão mais sendo produzidos.

Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Pará é o estado mais atrativo para aplicação de armazenamento por baterias, estima Greener
24 fevereiro 2025 A consultoria avaliou que a Equatorial Pará tem a área de concessão com maior potencial para o armazenamento, já que conta com o delta tarifário mais...