VR Energia Sustentável busca parceiros para captar novos clientes no mercado livre em Minas Gerais 

Energia solar reduz cerca de 640 toneladas de CO₂ em Minas Gerais

Share

A VR Energia Sustentável, que atua há mais de três anos no mercado livre de energia na região Sul do Brasil, está expandindo em 2025 suas operações e busca parcerias em Minas Gerais nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas,  Sete Lagoas, Uba, Uberada e Uberlândia. A empresa está em busca de representantes comerciais, engenheiros elétricos e empresas especializadas em energia solar que desejam ampliar suas atividades e conectar-se a novos clientes no mercado livre de energia.

A companhia diz oferecer “comissões agressivas e competitivas”, além de assistência para a elaboração e apresentação de propostas atrativas para os clientes de seus representantes.

“As empresas mineiras que optam por essa mudança podem reduzir significativamente os custos com energia, ter maior previsibilidade e controle sobre o consumo, além de escolher seu fornecedor e negociar condições vantajosas. A migração também possibilita o acesso a fontes de energia renovável, alinhando-se a práticas sustentáveis. Para migrar, a empresa deve ter um consumo médio mensal acima de 500 kW, CNPJ ativo e estar regular com a distribuidora local. Uma análise econômica é crucial para assegurar que a mudança trará benefícios financeiros reais”, diz a diretora comercial da empresa, Viviane Rosa.

Com mais de 100 clientes já migrados no Sul, a VR Energia está ampliando sua equipe com novos executivos de negócios, prontos para atender e prospectar clientes interessados na transição para o mercado livre de energia em Minas. O novo Executivo de Negócios da VR, Guilherme Mageste, com vasta experiência no setor de energia, irá oferecer um suporte consultivo, abordando as regulamentações locais e as nuances do mercado energético.

“O mercado livre de energia em Minas Gerais tem se consolidado como uma opção cada vez mais interessante para consumidores que desejam reduzir seus custos e aumentar a flexibilidade na gestão das contas de energia elétrica. Em 2024, o estado figura entre os cinco com maior número de adesões no Brasil. Esse modelo permite que grandes consumidores, como indústrias e comércios, escolham seus fornecedores de energia, possibilitando a negociação de preços e condições que atendam melhor suas necessidades. Neste cenário, a VR Energia surge como uma aliada na migração para esse novo formato, promovendo uma combinação de economia e sustentabilidade para as empresas”, ressalta o executivo.

Mercado livre tem crescimento recorde de migrações em 2024

Com 25.966 novas unidades consumidoras em 2024, o mercado livre de energia brasileiro atingiu a marca de 64.497 unidades consumidores, crescimento de 67% que representa um recorde histórico. Em 2023, migraram para o mercado livre 7.169 unidades consumidoras. Ou seja, em 2024 o número de migrações aumentou 262%. Cabe observar que a demanda dos novos consumidores que entraram para o mercado livre tende a ser menor que a dos consumidores que já estavam nesse ambiente de contratação.

A nova fase de crescimento é motivada pela Portaria 50/2022, que autorizou todo o Grupo A, que reúne consumidores de energia em média e alta tensão, a escolherem o fornecedor no mercado livre. A indústria compra 93% da energia elétrica que consome no mercado livre de energia. No comércio, há mais espaço para crescimento, com 41% das unidades consumidoras no mercado livre.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Inaugurada a segunda usina fotovoltaica do Cluster Goiás pela Fictor e WTT
11 abril 2025 A UFV Futuro II tem capacidade superior a 11 mil MWh por ano. Com a conclusão total do projeto prevista para o primeiro semestre de 2026, o Cluster Go...