O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na última quinta-feira (20/02), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 101/2025, que altera as datas de realização do Leilão de Energia Nova A-5 de 2025 e do leilão destinado aos Sistemas Isolados (SISOL).
O leilão A-5 de 2025, será realizado em 22 de agosto. Podem participar do leilão projetos de novas Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usinas hidrelétricas (UHE) com potência de até 50 megawatts (MW), além da ampliação de CGH, PCH ou UHE que possuam potência de até 50 MW. A Absolar enviou nesta semana um ofício para o ministério solicitando a inclusão da fonte solar no leilão. Com isso, o prazo para que os empreendedores cadastrem seus projetos e entreguem a documentação necessária para a habilitação junto à Empresa de Pesquisa Energética foi prorrogado para 10 de março de 2025.
Já a negociação dos lotes do leilão dos Sistemas Isolados (SISOL), inicialmente previsto para maio, foi postergada para setembro de 2025, ainda sem uma data definida. De acordo com o MME, a prorrogação considera um cronograma das fases dos leilões mais adequado à realidade de mercado, com objetivo de impulsionar a apresentação de propostas mais vantajosas e resultando em maiores benefícios ao consumidor de energia. O leilão terá espaço para participação de projetos com energia solar e armazenamento em baterias, com objetivo de descarbonizar os sistemas isolado, que atualmente são majoritariamente atendidos por geração térmica.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.