Índia exige co-localização de armazenamento de energia com projetos solares

Share

Da pv magazine Global

O Ministério da Energia da Índia determinou que todas as agências de implementação de energia renovável e concessionárias estaduais devem incorporar um mínimo de sistemas de armazenamento de energia co-localizados (ESS) de duas horas, equivalente a 10% da capacidade instalada do projeto solar, em futuras licitações solares.

O ministério informou que esse requisito ajudará a mitigar problemas de intermitência e fornecer suporte crítico durante os períodos de pico de demanda. Ele acrescentou que as licenças de distribuição também podem considerar a obrigatoriedade de armazenamento de duas horas para instalações solares no telhado.

Com a implementação do armazenamento proposto sob esta cláusula, o governo espera que cerca de 14 GW/28 GWh de armazenamento sejam instalados até 2030.

A atual capacidade instalada de ESS da Índia, em 31 de dezembro de 2024, é de 4,86 GW, consistindo em 4,75 GW de projetos de armazenamento bombeado (PSP) e 0,11 GW de sistema de armazenamento de energia de bateria (BESS).

A Índia tem como meta uma capacidade de combustível não fóssil de 500 GW até 2030. Para atingir esse objetivo, a capacidade de fontes de energia renováveis variáveis, como solar e eólica, precisa ser aprimorada significativamente. Isso pode representar desafios significativos para a estabilidade da rede, pois essas fontes de energia renováveis variáveis são intermitentes.

Nesse contexto, os sistemas de armazenamento de energia (ESS) seriam essenciais para garantir a estabilidade da rede, confiabilidade e utilização ideal de energia. O ESS pode ajudar a enfrentar os desafios de intermitência dos projetos de energia renovável, armazenando o excesso de energia para uso durante as baixas horas de geração, garantindo assim uma rede mais confiável e estável.

Para integrar os 364 GW de capacidade solar e 121 GW de capacidade eólica até 2031-32 descritos no Plano Nacional de Eletricidade da Autoridade Central de Eletricidade, a Índia precisaria de 73,93 GW / 411,4 GWh de capacidade de armazenamento (26,69 GW / 175,18 GWh do PSP e 47,24 GW / 236,22 GWh do BESS).

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Membranas reflexivas maximizam a eficiência solar e reduzem custos em usinas fotovoltaicas
17 fevereiro 2025 A Albedo Power Flex traz ao mercado brasileiro membranas reflexivas desenvolvidas pela Azul Pack para usinas fotovoltaicas com módulos bifaciais, que...