Representantes de dez comunidades indígenas localizadas às margens dos rios Tapajós e Arapiuns participaram do curso “Treinamento em instalação, operação e manutenção básica em sistemas fotovoltaicos”, organizado pelo Laboratório de Energias Renováveis (Laber) do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O curso é desenvolvido por meio de parceria entre a universidade e o Instituto Welight de Inovação Socioambiental. O conteúdo versou sobre eletricidade básica e instalação e manutenção de equipamentos de energia solar.
O projeto, que capacitou dois comunitários de cada território que receberá os sistemas fotovoltaicos, é coordenado pelo professor Lázaro Silva (Laber/IEG) e prevê instalação sistemas fotovoltaicos em dez comunidades indígenas do Baixo Tapajós.
“Nosso objetivo é capacitar os membros dessas comunidades em instalação, manutenção e operação de sistemas fotovoltaicos que essas comunidades irão receber, futuramente, através de um projeto liderado pelo Instituto Welight de Inovação Socioambiental e que contará com a parceria do Laber”, segundo Lázaro Silva.
“Não é só implementar os equipamentos, a gente precisa também criar capacidades locais para que essas pessoas que estão nas aldeias consigam fazer a gestão e o bom uso desses equipamentos. Essa é a primeira parte de uma formação que vai envolver teoria e prática para que essas dez aldeias contempladas consigam desenvolver suas próprias capacidades”, completou Walace Barreto, coordenador do Treesistance, outra entidade parceira do projeto.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.