A Secretaria Argentina de Energia, que faz parte do Ministério da Economia, lançou uma chamada internacional de propostas para adicionar 500 MW de capacidade de sistema de armazenamento de energia de bateria (BESS) em nós críticos na chamada Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA), com um investimento estimado de US$ 500 milhões e um prazo de execução entre 12 e 18 meses.
O equipamento deve fornecer energia por pelo menos quatro horas consecutivas por ciclo de descarga completo.
Em comunicado, as autoridades argentinas adiantam que se trata de uma iniciativa “inédita no país mas já aplicada a nível mundial”, com o objetivo de “garantir um fornecimento de eletricidade mais confiável e eficiente, especialmente durante os picos de procura”.
Foi afirmado ainda que a nova infraestrutura é “o início de uma série de medidas destinadas a garantir o fornecimento de energia no país, a começar pela AMBA”, e que “as jurisdições provinciais são convidadas a analisar esta modalidade e replicar ações semelhantes nos seus territórios”.
A Secretaria de Energia disse ainda que o sistema elétrico do país enfrenta sérios desafios em termos de infraestrutura e capacidade de resposta, como resultado de décadas de desinvestimento e descapitalização. “Este leilão marca uma mudança de paradigma, priorizando o investimento privado e a inovação tecnológica para resolver problemas estruturais”, acrescentou.
A empresa de gestão do mercado atacadista de eletricidade Cammesa atuará como fiadora dos contratos de armazenamento que serão feitos com as distribuidoras Edenor e Edesur. Também definirá a data para a apresentação das ofertas.
A última data para a autorização comercial de todos os equipamentos está marcada para 31 de dezembro de 2028.
As ofertas devem ser apoiadas por uma chamada garantia bancária, definida em US$ 10.000/MW com base na potência máxima de armazenamento oferecida.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.