Em 2025, o mercado de energia solar no Brasil deve ser impulsionado por avanços tecnológicos e uma crescente conscientização sobre sustentabilidade, avalia o diretor da Divisão de Energia Solar, Glauco Santos. A companhia tem como objetivo continuar crescendo no setor, e aposta em tecnologias híbridas, como inversores e baterias, bem como no desenvolvimento da mobilidade elétrica, fornecendo produtos como estações de recarga para a instalação de novos postos de carregamento pelo Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país deve adicionar 13,2 GW de capacidade instalada em 2025, um crescimento de 25% em relação à atual marca de 51,5 GW. Além disso, a expectativa é que mais residências, empresas e propriedades rurais adotem sistemas fotovoltaicos, buscando não apenas reduzir custos, mas também aumentar a independência energética.
Em 2024, a companhia registrou crescimento nas vendas de equipamentos solares e ampliou suas soluções de armazenamento de energia, introduzindo inversores híbridos trifásicos e sistemas “all in one” que combinam inversores e baterias acopladas. Além disso, para minimizar as negativas das concessionárias por alegação de inversão de fluxo de potência, a Elgin desenvolveu soluções como o inversor de 7,5 kW. Essas inovações visam atender à crescente demanda por tecnologias de armazenamento integradas a sistemas fotovoltaicos em residências e empresas.
“Nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) atua de forma intensa para trazer ao mercado o que há de mais moderno e eficiente em inversores e demais equipamentos fotovoltaicos, sempre buscando o nível de excelência dos nossos produtos”, diz Santos.
Para este ano, a Elgin continua apostando em novas frentes de negócios, lançamento de novos produtos e capacitação de seus parceiros através de seus treinamentos mensais. Um exemplo é instalação de postos de carregamento solar para veículos elétricos, tanto em áreas residenciais quanto comerciais, pode oferecer uma solução integrada e sustentável.
Por outro lado, a qualificação de mão de obra continua sendo um desafio para o setor, que precisará lidar com essa necessidade para atender à crescente demanda, garantindo a qualidade das instalações.
“Disponibilizamos um suporte comercial e técnico diferenciado, além de um portfólio de produtos de alta qualidade e com a garantia concedida 100% pela Elgin. Isso nos permite atender os integradores de ponta a ponta e entregar aos consumidores uma solução com alto valor agregado”, comenta Glauco Santos.
O setor continuará crescendo em 2025 e nos próximos anos, avalia o executivo, impulsionado pelos avanços tecnológicos e pela crescente demanda dos consumidores por soluções sustentáveis. A energia solar tem um papel central na transformação do setor energético global, sendo uma das fontes de energia mais relevantes e viáveis em qualquer economia.
Além de ser uma solução eficiente e sustentável, oferece uma ampla gama de oportunidades de negócio, incluindo a geração distribuída, com soluções residenciais até grandes usinas solares, novas soluções tecnológicas como projetos de armazenamento de energia e conectividade com estações de recarga veicular, criando um ecossistema de energia sustentável.
Entre os mais recentes lançamentos da linha de inversores próprios da Elgin estão:
- Proteção AFCI;
- Ampliação de opções de potências On-grid;
- Desenvolvimento de um design mais minimalista e funcional;
- Ampliação do overload, trazendo mais flexibilidade para o projeto;
- Outros lançamentos:
- Estação de recarga com OCPP
- Micro Inversor 2,25kW
- Inversores Híbridos Bivolt
- Inversores Hibrídos Trifásicos
- Bateria Wall Mounted
- Sistemas “All in One”
Acompanhe as publicações dessa série: “Especial distribuidoras fotovoltaicas: os desafios enfrentados em 2024 e as perspectivas para esse ano”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.