Terra Indígena Yanomami recebe sistemas fotovoltaicos com bateria

Share

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Uxiú, a 220 quilômetros da capital Boa Vista, em Roraima, recebeu na semana passada seis placas solares e quatro baterias de armazenamento de energia para garantir energia elétrica para as unidades de saúde, assegurando a continuidade dos atendimentos e a qualidade dos serviços prestados às comunidades indígenas faz parte do Plano de Desintrusão e Enfrentamento da Crise Humanitária na TIY.

A Terra Indígena Yanomami é a maior terra indígena do Brasil, com cerca de 9,6 milhões de hectares, o dobro do tamanho da Suíça, e está localizada nos estados do Amazonas e Roraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela.

O transporte dos equipamentos para a comunidade Uxiú, foi realizado por uma aeronave da Marinha do Brasil, com o apoio logístico das Forças Armadas. Por meio do programa, já foram entregues sistemas fotovoltaicos para diversas comunidades da Terra Yanomami, incluindo Cachoeira do Aracá, Halikato-u, Budu-u, Korekorema, Kayanu, Pewaú, Ketaa e Uraricoera, além de Uxiú.

O transporte aéreo desses sistemas representa um considerável desafio por ocorrer em uma das regiões mais remotas do país, onde o acesso a recursos básicos costuma ser escasso. O impacto positivo da iniciativa, no entanto, é diretamente refletido pela melhoria da infraestrutura, pela redução da dependência de geradores a diesel e pela promoção de autonomia e soluções energéticas sustentáveis.

Os equipamentos foram disponibilizados pela concessionária Roraima Energia, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI) e de diversos outros órgãos governamentais, sob coordenação da Casa de Governo.

Ainda como parte do cronograma da operação, as comunidades Kataroa e Hokolassimu também receberão kits com placas solares nos próximos meses.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Novo estudo mostra que a redução do número de módulos solares por string reduz o risco de hotspots
20 fevereiro 2025 Cientistas na Indonésia investigaram os primeiros defeitos operacionais em um sistema solar fotovoltaico de 24,9 MW em Sumatra e identificaram a forma...