A Gelo Cristal, empresa especializada na venda de gelo em cubos e triturado e localizada no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, obteve uma economia de cerca de 30% na conta de energia elétrica em 2024 com a migração para o mercado livre de energia com o apoio da comercializadora varejista Armor Energia. Há alguns anos a empresa já havia investido na geração de energia solar para consumo próprio.
“É um valor significativo, porque a energia elétrica está entre os três maiores custos de produção”, explica diretor da empresa, Anderson Luiz Silvério.
“Atualmente há muitas oportunidades para empresas de pequeno e médio porte no Mercado Livre, que proporcionam economia e a possibilidade de investir em transição energética, com a aquisição de eletricidade gerada por fontes renováveis”, destaca o diretor-executivo da Armor Energia, Fred Menezes.
A conta de luz sempre foi um dos principais custos de produção na Gelo Cristal, ao lado das despesas com óleo diesel para a distribuição e de plástico, para as embalagens. “No período de maior demanda, o gasto com energia chega a R$ 45 mil por mês, então uma redução de 30% é muito significativa”, explica Silvério. Além da produção de gelo, a manutenção de freezers e câmaras de refrigeração contribuem para o alto consumo de eletricidade deste setor.
A economia na conta de luz permitiu que a empresa investisse em inovação, maquinário novo e uma ampliação da capacidade de produção. “Vai dobrar, vamos de 45 toneladas/dia para 90 toneladas/dia”, conta Silvério. “É uma economia que você divide em vários setores, então o dinheiro economizado está sendo usado para expandir nossos negócios”, acrescenta o empresário.
Atualmente, a geração distribuída com painéis solares atende a 40% da demanda de energia da Gelo Cristal, complementada pela energia adquirida no Mercado Livre, que representa 60% do consumo.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.