Em 2024, a 77Sol ampliou a oferta de produtos e serviços para o setor solar fotovoltaico, como o Seguro Prestamista — modalidade que protege o devedor e o credor de situações de inadimplência —, melhorias na aprovação de financiamento e o lançamento do serviço de acompanhamento da homologação de sistemas. Para a empresa, o ano passado foi marcado não apenas pelos novos serviços, mas também pelo aprimoramento e fortalecimento do ecossistema da sua plataforma.
“2024 também trouxe desafios significativos, como a instabilidade regulatória e cambial. Apesar disso, o crescimento da empresa foi sustentado pelo foco em parcerias estratégicas, inovação, aprimoramento das funcionalidades e pela capacidade de adaptação do time. A inversão de fluxo impactou negativamente o setor, especialmente em processos de homologação de projetos fotovoltaicos”, disse à pv magazine o CEO da 77 Sol, Luca Milani.

Imagem: 77Sol
O executivo adiciona que embora a empresa tenha agido rapidamente para mitigar os impactos da inversão de fluxo de potência sobre seus negócios, incluindo a criação do serviço de homologação com atendimento especial, “é difícil estimar a porcentagem exata com relação aos negócios afetados diretamente, pois varia muito por região, porém, vimos algumas concessionárias, como a CEMIG, onde o impacto foi mais significativo”.
De acordo com Milani, as principais oportunidades para 2025 incluem a expansão do mercado de geração distribuída, mesmo com ajustes regulatórios, o crescimento da demanda por serviços complementares, como homologação e seguros, e a ampliação de iniciativas ESG, reforçando o compromisso ambiental e social de consumidores. “No entanto, desafios como variação cambial, aumento da taxa de juros, a consolidação das mudanças regulatórias, a competitividade crescente e a necessidade de adaptação tecnológica continuarão sendo fatores críticos para o setor.”
Para este ano, a meta é diversificar as frentes de atuação e expandir os serviços de financiamento e o fluxo de aprovação, além de fortalecer sua posição no mercado, oferecendo soluções completas e integradas para integradores e consumidores finais. “Em termos de tecnologia, nossas principais apostas incluem a facilitação do fluxo do processo de venda de equipamentos e financiamentos, acoplando novos meios de pagamentos, integração de sistemas de gestão e análise de dados para parceiros e clientes, e por fim, é ofertar novos produtos e serviços para auxiliar os integradores”, finaliza o CEO da 77Sol.
Acompanhe as publicações dessa série: “Especial distribuidoras fotovoltaicas: os desafios enfrentados em 2024 e as perspectivas para esse ano”
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.