A organização profissional com sede nos EUA, o Energy Systems Integration Group (ESIG), publicou um estudo sobre os benefícios do BESS de formação de rede (GFM). O relatório é baseado em pesquisas conduzidas pela equipe de projeto GFM BESS da ESIG, que avaliou os benefícios de um GFM BESS instalado em uma rede de transmissão de eletricidade.
O ESIG relata que os controles GFM podem fornecer características de estabilização que suportam a operação confiável de uma rede sob níveis crescentes de recursos baseados em inversores (IBR), como energia solar e eólica. Embora “os controles GFM possam ser implementados em novas instalações solares (…) e usinas eólicas, com algumas limitações”, disse o ESIG, o armazenamento de energia em bateria é “particularmente fácil” para a implementação de controles de formação de rede.
Os ativos de armazenamento, de geração solar e eólica sem controles GFM normalmente usam inversores de acompanhamento de rede (GFL), que são os mais comuns atualmente e sincronizam a energia injetada com a tensão e frequência da rede.
A equipe do projeto descobriu que o uso de BESS com inversores GFM em vez do GFL em um sistema de transmissão de eletricidade melhorou a capacidade da rede de integração de geração de energia solar e eólica.
Condições reais da rede
A equipe chegou a essa conclusão estudando parte de uma rede de transmissão real – uma área fraca com transmissão limitada que estava “saturada” com 780 MW de capacidade de geração solar com inversores GFL e emparelhada com 225 MW de BESS com GFL. O trecho fraco da rede estudado está conectado a uma forte rede de transmissão circundante, mas os pesquisadores o modelaram isoladamente para replicar “as condições de rede mais fracas possíveis”.
Embora o uso de inversores GFL tenha mantido a rede local “marginalmente estável”, a troca para o GFM no sistema BESS de 225 MW permitiu a acomodação de 125 MW adicionais de capacidade solar baseada em inversor GFL. Isso demonstrou que “o aumento da capacidade de hospedagem do IBR foi obtido antes de atingir um limite de estabilidade”, disseram os pesquisadores.
Para continuar lendo, acesse nosso portal ESS News.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.