Statkraft finaliza montagem de módulos fotovoltaicos no projeto híbrido Morro do Cruzeiro Solar

Share

A Statkraft finalizou a montagem dos módulos fotovoltaicos do projeto Morro do Cruzeiro Solar, na Bahia, que é constituído por duas usinas fotovoltaicas, Sol de Brotas 01 e Sol de Brotas 02, somando 76 MWp. A produção estimada de energia é de 186,3 GWh por ano. No total, foram montados quase 110 mil módulos solares ao longo de três meses.

Os parques Morro do Cruzeiro Solar serão integrados ao Complexo Eólico Brotas de Macaúbas e ao Projeto Eólico Morro do Cruzeiro, formando o primeiro projeto híbrido da Statkraft no Brasil.

A próxima fase do projeto solar é o comissionamento a frio, quando a empresa vai testar e validar todos os sistemas elétricos e mecânicos antes da energização da usina. A construção do parque, até agora, mobilizou aproximadamente 650 profissionais no pico da obra.

Qualificação profissional

No ano passado, antes do início das obras, a Statkraft, em parceria com o SENAI, promoveu aulas de capacitação profissional de instalação de sistemas fotovoltaicos para moradores da região de Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia.

A iniciativa de desenvolvimento profissional e socioeconômico das comunidades faz parte do Programa Sol do Amanhã, que é focado na inclusão do trabalhador local, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em prol de avanços em áreas como oferta de educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades sociais e igualdade de gênero.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Desafios que impactarão o próximo leilão de reserva de capacidade para baterias
14 fevereiro 2025 A Aurora Energy Research identificou cinco desafios-chave no atual marco regulatório que podem impactar o leilão: a alta carga tributária, a classific...