As baterias de íons de sódio (SIBs) são consideradas uma alternativa promissora aos dispositivos de íons de lítio porque o sódio é uma matéria-prima não crítica, barata e prontamente disponível, classificada como particularmente segura.
As primeiras instalações de armazenamento de energia em grande escala baseadas na tecnologia já estão operando na China.
O Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Manufatura e Pesquisa de Materiais Avançados (IFAM) da Alemanha, em Bremen, diz que um consórcio de pesquisa SIB:DE, composto por representantes da indústria e acadêmicos, está estudando se a tecnologia de íons de sódio pode ser adaptada de forma acessível e eficiente nas linhas de produção de baterias de íons de lítio.
Embora o sódio e o lítio tenham propriedades elétricas semelhantes, diferenças químicas entre eles significam que não são diretamente intercambiáveis. Os SIBs envelhecem mais rápido e, até agora, oferecem desempenho mais fraco do que os dispositivos de íons de lítio.
Os pesquisadores do SIB:DE querem identificar materiais ativos do SIB que podem ser produzidos em escala e oferecer desempenho competitivo de células de bateria. Óxidos em camadas, compostos polianiônicos e análogos de “azul da Prússia” são potenciais candidatos a cátodos, com materiais duros à base de carbono considerados para ânodos.
Os demonstradores de células protótipos do SIB estão sendo usados para observar os requisitos de desempenho e produção, este último para avaliar a capacidade de “drop-in” dos SIBs em fábricas de íons de lítio.
Para continuar lendo, visite nosso portal ESS News.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.