Colibri fecha acordo com Solar-LIT para distribuição de robôs de limpeza de módulos fotovoltaicos com IA

Share

A Colibri Capital firmou um acordo de representação com a Solar-LIT para distribuir no Brasil robôs de limpeza de painéis solares com inteligência artificial, além de sistemas voltados à manutenção e gestão de obras. A tecnologia da Solar-LIT permite a limpeza a seco de forma automatizada, aumentando a eficiência na manutenção e reduzindo o uso de água, tempo e esforço humano, especialmente em telhados, onde esse serviço costuma ser realizado manualmente.

“No primeiro semestre, realizaremos projetos-piloto em usinas de geração centralizada, adaptando a solução de limpeza para as condições locais. Os robôs shuttle, por exemplo, conseguem limpar mais de uma linha de trackers. Já no segundo semestre, lançaremos um modelo voltado para projetos residenciais, totalmente autônomo e equipado com inteligência artificial. Esse robô trará uma nova opção para os grandes integradores regionais do mercado de O&M residencial”, conta o presidente do Grupo Colibri, Carlos Eduardo Barros.

Especializada em soluções inteligentes para operação e manutenção de usinas solares, a Solar-LIT desenvolve equipamentos, softwares e serviços para a gestão desses sistemas.

A empresa chinesa oferece diferentes modelos de robôs de limpeza, desde versões totalmente automáticas até opções portáteis, todos projetados para garantir eficiência sem o uso de água. Com 44 patentes e experiência em projetos que somam mais de 12 GW, a Solar-LIT atua em 18 países, na América do Sul, Ásia Central, China e Oriente Médio.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Desafios que impactarão o próximo leilão de reserva de capacidade para baterias
14 fevereiro 2025 A Aurora Energy Research identificou cinco desafios-chave no atual marco regulatório que podem impactar o leilão: a alta carga tributária, a classific...