Complexo solar de 250 MW no Ceará terá investimento de R$ 800 milhões

Share

A empresa pernambucana Kroma Energia realizou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Complexo Fotovoltaico Arapuá, o maior parque desenvolvido pela empresa até o presente momento, localizado em Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, interior do Ceará, com capacidade instalada de 250 MWp e produção anual estimada de 537 GWh, o suficiente para, anualmente, abastecer mais de 290 mil residências. Com um investimento previsto de R$ 800 milhões, o projeto deve gerar entre 800 e 1000 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia da região.

Com previsão de início da operação comercial no primeiro trimestre de 2026, o Complexo Fotovoltaico Arapuá contará com 388.800 módulos fotovoltaicos distribuídos em uma área de placas de 460 hectares, o equivalente a 644 campos de futebol. O projeto também conta com a parceria da Goener, especializada no desenvolvimento de soluções em geração de energias renováveis e adequadas de energia.

O CEO da Kroma, Rodrigo Mello, destacou que o complexo é um projeto que está sendo trabalhado há mais de cinco anos e que agora entra em uma nova fase. “A cidade de Jaguaruana irá se desenvolver cada vez mais, gerando mais empregos e renda para a região. Este projeto reunirá o que há de melhor e mais moderno no setor”, explicou.

O diretor da WEG, Harry Schmelzer Neto, ressaltou que é uma honra participar do projeto, que cumpre com seu papel social, além do fomento à transição energética. “A iniciativa engloba diversos fatores que nos enchem de orgulho. Aqui está o nosso melhor time, melhores equipamentos, para fazermos desse projeto uma referência”, frisou.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Homerun assina acordo de fornecimento de vidro solar para a Sengi
10 fevereiro 2025 Contrato de compra não vinculativo sugere a aquisição de 20.000 toneladas de vidro solar por ano quando a a produção da Homerun no Brasil for iniciada...