Os Ministérios de Minas e Energia, da Agricultura e Pecuária e da Integração e do Desenvolvimento Regional, lançaram, nesta quarta-feira (5/02), a Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação do Brasil. A iniciativa busca garantir o suprimento de energia elétrica para os polos de irrigação em todo o país, essenciais para impulsionar a produtividade agrícola e fortalecer a segurança alimentar.
A iniciativa interministerial será implementada por meio de duas frentes principais. Uma delas é a realização de projetos em parceria com os estados, com a instalação de poços para irrigação descentralizada, utilizando energia solar para beneficiar pequenos produtores rurais. A outra frente é a criação de polos de irrigação, focados na modernização da produção agrícola em regiões com escassez hídrica.
O programa já está em fase de implementação no Rio Grande do Norte e deve se expandir para outras regiões prioritárias, como o Nordeste e o Norte do país, onde a escassez hídrica é um desafio. A iniciativa visa não só aumentar a produtividade, mas também garantir a sustentabilidade ambiental e energética para cadeias produtivas da agricultura familiar.
“Expandir a energia para irrigação no Brasil é uma oportunidade de desenvolvermos o produtor agrícola de forma sustentável e economicamente viável. O acesso à energia elétrica para a irrigação é essencial para, mais uma vez, tirarmos o Brasil do mapa da fome e garantirmos uma vida digna a milhares de pessoas que ainda enfrentam a insegurança alimentar. Combater a fome em nosso país é a causa mais nobre e importante do governo do presidente Lula”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Uma das propostas da Aliança é a flexibilização das tarifas aos produtores rurais. As diversas culturas agrícolas têm características específicas que influenciam na quantidade e periodicidades da colheita, o que demanda diferentes acionamentos de irrigação para o melhor aproveitamento.
A política garante maior previsibilidade nas despesas energéticas e alinha-se aos objetivos de sustentabilidade e de eficiência energética.
Os Polos de Agricultura Irrigada são aglomerados agrícolas onde a agricultura irrigada está presente e que possui potencial de expansão, considerando a disponibilidade de água e solo. Eles podem ser em grande escala, com a instalação de tecnologias que permitem a irrigação eficiente de grandes áreas, favorecendo o cultivo de produtos como grãos, frutos e vegetais. Além disso, contribuem para o desenvolvimento econômico local, gerando mais empregos e incentivando o crescimento da agricultura.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.