Pesquisadores do Fraunhofer ITWM desenvolveram uma solução que permite que proprietários de sistemas solares e sistemas de bateria participem de vários mercados de energia.
A equipe do Fraunhofer disse que sua solução permite o prognóstico em tempo real do consumo e da geração local, bem como a otimização de preços, permitindo que o usuário compre e venda eletricidade aos melhores preços possíveis no mercado do dia seguinte.
O modelo foi implantada na comunidade de energia Schoonship, uma associação de 30 casas flutuantes com sistemas solares, bombas de calor e armazenamento de bateria localizadas em um canal ao norte de Amsterdã. Desde janeiro, a comunidade está conectada aos mercados holandeses de energia e flexibilidade por meio da solução.
No mercado do dia seguinte, onde os preços de energia por hora são negociados com um dia de antecedência, a comunidade agora pode aproveitar os preços dinâmicos de eletricidade por meio do software de otimização de preços do Fraunhofer ITWM, que é projetado para aproveitar as flutuações de preços. A equipe do Fraunhofer disse que isso é possível devido à flexibilidade e ao armazenamento suficientes do sistema de energia da comunidade.
A comunidade também está participando do mercado de desequilíbrio holandês, onde os preços variam a cada quarto de hora, por meio de suas baterias. Fraunhofer disse que, neste mercado, um comerciante conectado à comunidade de energia decide a cada quarto de hora se há uma oportunidade de mercado, que pode durar apenas alguns minutos.
A equipe Fraunhofer disse que essas conexões posicionam a comunidade de energia como uma “usina de energia virtual flexível capaz de fornecer e absorver energia”.
Matthias Klein-Schlößl, líder da equipe Green by IT na Fraunhofer ITWM, diz que a visão da Fraunhofer é que a tecnologia se torne acessível a residências e empresas privadas.
“Qualquer pessoa que tenha um sistema fotovoltaico, armazenamento de bateria ou outras flexibilidades, como uma bomba de calor e veículo elétrico, deve ser capaz de se conectar e participar ativamente de uma ampla variedade de mercados de energia e flexibilidade”, disse Klein-Schlößl.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.