Estados do Norte têm os maiores crescimentos proporcionais de GD solar em 2024

Share

Estados do Norte e Nordeste tiveram os maiores crescimentos proporcionais de sistemas de geração solar distribuída em 2024. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica consultados pela pv magazine, tiveram os maiores crescimentos proporcionais de capacidade instalada de GD fotovoltaica no ano passado, Roraima (95%), Amapá (73%), Acre (67%), Alagoas (63%) e Rondônia (57%).

Em todo o Brasil, a capacidade instalada de geração solar distribuída aumentou 35%, de 26,3 GW até o final de 2023 para 35,6 até o final de 2024. Esses números ainda podem mudar conforme a Aneel receba e atualize os dados das concessionárias de distribuição de energia.

Os crescimentos expressivos nesses estados, entretanto, ocorrem em relação a uma base instalada relativamente pequena. Juntos, Roraima, Amapá, Acre, Alagoas e Rondônia acrescentaram apenas 1,4 GW de geração solar distribuída em 2024. São Paulo, que passou a liderar o ranking dos estados, adicionou sozinho 1,5 GW de capacidade instalada, com um crescimento de 43% no ano passado, chegando a 5,1 GW até o final de 2024.

Minas Gerais, que tem a segunda maior capacidade acumulada de GD solar no país, cresceu abaixo da média do Brasil, acrescentando 822 MW, um crescimento de 22% em relação ao acumulado até o final de 2023.

Entre os 13 estados brasileiros com mais de 1 GW de capacidade instalada, sete tiveram crescimentos de potência instalada de geração solar distribuída acima da média nacional. Goiás (56%), Pará (51,8%), Mato Grosso (47,8%), Mato Grosso do Sul (47,8%), São Paulo (43%), Ceará (43%) e Pernambuco (37%).

Instaladores de sistemas solares e distribuidoras de equipamentos fotovoltaicos têm relatado uma dificuldade maior de conectar novas instalações em áreas consideradas “saturadas” com pouca disponibilidade de rede, como em Minas Gerais. Para contornar esse cenário, além da diversificação de território, com a busca de novas áreas de atuação, as empresas também têm estudado sistemas sem injeção ou com injeção limitada de energia na rede.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Hospital de Câncer de Pernambuco inaugura sistema de armazenamento de 1,2 MWh
07 fevereiro 2025 Com um investimento total de R$ 3,5 milhões, o sistema atenderá em média 80% da demanda energética da unidade de saúde durante o horário de pico, com...