Hydro Rein adquire participação de 20% no complexo solar Vista Alegre, de 902 MWp

Share

A Hydro Rein adquiriu uma participação de 20% no complexo de energia solar Vista Alegre da Atlas Renewable Energy, uma empresa internacional de energia renovável com forte presença na América Latina. O complexo solar de 902 MWp, que iniciou  operações comerciais no início de dezembro, deve produzir 2 TWh anualmente.

Localizada em Minas Gerais, Vista Alegre tem um contrato de compra de energia (PPA) de 21 anos com o maior consumidor de energia e produtor de alumínio do Brasil, a Albras, definido para começar em janeiro de 2025.

A Hydro Rein tem colaborado com a Atlas Renewable Energy e a Albras neste projeto desde 2021. Em março de 2023, a Hydro Rein garantiu uma opção para adquirir uma participação minoritária no complexo Vista Alegre.

“Vista Alegre é um projeto fundamental para nossa estratégia de crescimento, expandindo ainda mais nosso portfólio de ativos operacionais. Até o final do ano de 2024, atingimos uma capacidade total de 2,6 GW brutos e 0,75 GW líquidos em cinco empreendimentos eólicos e solares no Brasil e nos países nórdicos. Este investimento também fortalece nossa colaboração com a Albras e a Hydro, apoiando seus esforços de descarbonização no Brasil, e aprofunda nossa parceria estratégica com a Atlas Renewable Energy, agora abrangendo quase 1,5 GW de capacidade solar”, disse CEO da Hydro Rein, Olivier Girardot.

Esta é a segunda colaboração entre a Hydro Rein, a Atlas Renewable Energy e a Albras, após os projetos solares de Boa Sorte em Minas Gerais, que iniciaram as operações comerciais no início de 2024.

“Vista Alegre é uma prova do nosso compromisso em forjar parcerias fortes com empresas como a Hydro Rein e a Albras que visam impulsionar mudanças positivas e impactantes e descarbonizar as operações por meio de energia renovável. Com dois projetos solares de grande escala no Brasil, temos orgulho de continuar fornecendo soluções de energia renovável transformadoras e escaláveis ​​para nossos clientes e avançar a meta do país para uma matriz energética mais diversificada”, disse o CEO da Atlas Renewable Energy, Carlos Barrera.

Com a transação finalizada, a Hydro Rein agora detém uma participação de 20% na Vista Alegre, enquanto a Atlas Renewable Energy permanece como acionista majoritária e a Albras conclui a propriedade. O projeto foi financiado por meio de um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Notavelmente, isso marca o maior empréstimo de energia renovável em dólares americanos emitido pelo BNDES até o momento.

A Vista Alegre ressalta a dedicação da Hydro Rein em fornecer soluções de energia limpa e construir parcerias duradouras para acelerar a transição energética global. No Brasil, a Hydro Rein é coproprietária de mais dois ativos, além da Vista Alegre e Boa Sorte: o complexo solar Mendubim de 531 MW no Rio Grande do Norte, desenvolvido em colaboração com a Scatec e a Equinor; e o complexo eólico Ventos de São Zacarias de 456 MW, um projeto conjunto com a Macquarie Asset Management no Piauí e em Pernambuco.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Aggreko mira transição energética em sistemas isolados, leilões e GD com solar e baterias no Brasil
31 janeiro 2025 Companhia planeja participar de três leilões do governo neste ano, com projetos híbridos incluindo as tecnologias de geração a gás, solar e de armazen...