Porto Alegre abastecerá 441 prédios públicos com energia gerada por 11 usinas fotovoltaicas

Share

A prefeitura de Porto Alegre fechou o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) para a implantação, operação e manutenção de aproximadamente 11 usinas fotovoltaicas em Porto Alegre. O projeto, que foi concedido ao consórcio Energia Sustentável do Sul, busca garantir energia limpa e sustentável para 441 instalações públicas, como prédios administrativos, Mercado Público, unidades de saúde, semáforos, praças e parques, promovendo economia e eficiência no uso dos recursos públicos.

“O serviço público pode ser prestado tanto pelo setor privado quanto pelo público, desde que seja eficiente. E ainda garantimos consumo eficiente de energia com economia de recursos públicos, pensando no presente e no futuro da cidade”, declarou o prefeito Sebastião Melo.

A concessão administrativa tem duração de 26 anos, sendo um ano destinado à construção das usinas e 25 anos para sua operação e manutenção. O contrato prevê a instalação de aproximadamente 11 usinas solares com capacidade total de geração anual de 7 milhões de kWh. Essa energia será destinada a 441 instalações públicas, como prédios administrativos, Mercado Público, unidades de saúde, semáforos, praças e parques.

Entre os benefícios esperados estão uma economia estimada de R$ 600 mil por ano nos custos de energia elétrica, uma redução de até 10% nas despesas do município, além de redução em torno de 500 toneladas por ano de CO2 na atmosfera.

O valor total do contrato é de R$ 114 milhões, correspondente às contraprestações públicas mensais ao longo do período de operação. O consórcio vencedor criou uma sociedade de propósito específico, a Energia Sustentável do Sul SPE S/A, para gerenciar o projeto.

A construção das usinas ocorrerá em áreas dentro da concessão da distribuidora CEEE Equatorial, com prazo de 12 meses para que as instalações estejam operacionais.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada cresce 35,6% em dezembro
04 fevereiro 2025 A geração solar de grandes usinas, incluindo autoprodução, aumentou 35,6% em dezembro de 2024, saindo de 2.880 MW médios em igual mês de 2023 para 3.9...