A energia solar cresceu rapidamente nos Estados Unidos e no exterior, expandindo de 0,1% da geração de eletricidade nos EUA em 2010 para mais de 6% hoje, de acordo com a Associação das Indústrias de Energia Solar (SEIA).
O crescimento continuou até 2024, quando os Estados Unidos instalaram 37 GW de nova capacidade solar. No entanto, a EIA disse que esse crescimento pode retrair em 2025.
Em seu relatório “Short-Term Energy Outlook“, a EIA disse que o país instalará 26 GW em 2025, caindo cerca de 30% em relação ao ano recorde em 2024. A EIA também afirmou que os Estados Unidos instalarão apenas 22 GW em 2026, potencialmente indicando uma indústria em retração após 15 anos de crescimento de dois dígitos.
A previsão da EIA diverge significativamente das expectativas da Wood Mackenzie e da SEIA. Os dois grupos disseram que os Estados Unidos instalarão pelo menos 43 GW em 2025 em diante, atingindo quase 450 GW de instalações cumulativas até o final de 2029.
Apesar da desaceleração prevista nas instalações, a EIA disse que espera que a energia solar seja o principal contribuinte da nova geração adicionada à rede nos próximos dois anos. E apesar das menores adições anuais de capacidade, essas previsões representariam um aumento da geração solar dos EUA em 34% em 2025 e em 17% em 2026.
A EIA também disse que as adições de capacidade eólica aumentarão em cerca de 8 GW em 2025 e 9 GW em 2026, pequenos aumentos em relação aos 7 GW adicionados em 2024. Com base nas capacidades atuais e nas taxas de crescimento esperadas, a EIA disse que a capacidade solar ultrapassará a capacidade eólica nos Estados Unidos em 2027.
A EIA acrescentou que o aumento da geração a partir do total de energias renováveis fará com que a geração de gás natural diminua 3% em 2025 e mais 1% em 2026. Acrescentou que a geração a carvão cairá 1% em 2025, enquanto aumentará ligeiramente em 2026 devido aos aumentos esperados nos custos do gás natural, mantendo a competitividade dos preços da energia a carvão.
Após quase duas décadas de relativamente poucas mudanças, o consumo de eletricidade cresceu 2% nos Estados Unidos em 2024. A EIA disse que espera que o consumo de eletricidade aumente anualmente cerca de 2% nos próximos dois anos.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.