O mercado global de energia solar está a caminho de adicionar 493 GW (DC) de energia solar este ano, de acordo com previsões da Wood Mackenzie. O número seria um declínio de 0,5% em relação aos 495 GW de energia solar instalada em 2024.
Sylvia Leyva Martinez, principal analista da Wood Mackenzie para energia solar em escala de utilidade pública na América do Norte, disse que a implantação da energia solar desacelerará em muitos países à medida que as mudanças nas políticas se concretizarem.
“A incerteza pós-eleitoral, os incentivos minguantes, as reformas do setor de energia e uma mudança para agendas climáticas menos ambiciosas levarão as instalações solares a estagnar em 493 GWdc após anos de crescimento exponencial”, explicou Martinez.
A projeção faz parte do último relatório da Wood Mackenzie, “Global solar: four things to look for in 2025“, que também prevê que este ano os preços dos módulos aumentarão novamente para compensar as perdas significativas nos lucros que os fabricantes experimentaram.
Yana Hryshko, consultora-gerente e chefe de pesquisa global da cadeia de suprimentos solar da Wood Mackenzie, disse que a China continuará sendo o centro de fabricação dominante, enquanto a Índia, os EUA e o Oriente Médio devem adicionar pelo menos 100 GW à capacidade global de fabricação solar.
“A coordenação dos fabricantes chineses, apoiada pelo governo chinês, será a chave para a racionalização da indústria”, acrescentou Hryshko.
O relatório também prevê que a demanda de energia solar por data centers aumentará devido à adoção de inteligência artificial, com a Wood Mackenzie atualmente rastreando mais de 100 GW de data centers propostos.
“A demanda do data center por capacidade firme e de emissões zero remodelará a originação e o desenvolvimento de projetos solares”, disse Martinez. “Uma parcela maior de projetos solares será combinada com energia eólica, armazenamento e/ou gás natural para atender às maiores necessidades de energia, e veremos inovação em termos contratuais, modelos de negócios e arquiteturas de sistema. A competição por energia impulsionada pelo data center aumentará os preços dos contratos de compra de energia solar.”
A Wood Mackenzie também espera mudanças tecnológicas em equipamentos solares este ano. Sagar Chopra, analista sênior de pesquisa da Wood Mackenzie, diz que a arquitetura do inversor de tensão aumentará para 2.000 V (DC), os rastreadores inteligentes alimentados por IA aumentarão a eficiência e os robôs serão usados cada vez mais na construção e manutenção para lidar com o aumento dos custos de mão de obra e a escassez.
“O caminho de várias décadas de melhoria contínua da tecnologia solar ainda tem muito espaço para continuar”, acrescentou Chopra.
A Wood Mackenzie lançou recentemente Rankings sobre os fabricante de módulos fotovoltaicos para o primeiro semestre do ano, bem como um relatório sobre como o setor upstream poderia atender às demandas de uma transição energética atrasada.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.